Regras para Realização de Análises por Usuárias(os) Treinadas(os)

Para que sejam possíveis análises conduzidas por usuárias(os) que já foram treinadas(os) pelas(os) técnicas(os) do LCME, é necessário observar as seguintes regras:

 

  1. As análises somente serão possíveis após o preenchimento do respectivo formulário de solicitação de análises, disponível no site do LCME, por parte da(do) proprietária(o) das amostras – será necessário informar, no formulário, o nome da(do) usuária(o) treinada(o) que conduzirá a análise;
  2. A(O) técnica(o) que treinou a(o) usuária(o) em questão é responsável pelo agendamento das sessões de análise que esta(e) solicitar. Sendo assim, a(o) usuária(o) treinada(o) deverá entrar em contato com a(o) técnica(o) que a(o) treinou para realizar os agendamentos (tanto para sessões de microscopia quanto para preparação de amostras), informando o nome da(do) proprietária(o) das amostras a serem analisadas. Quando a(o) técnica(o) encontrar-se em período de férias, a solicitação deverá sem encaminhada ao e-mail lcme@contato.ufsc.br, informando também o nome da(do) técnica(o) que realizou o treinamento;
  3. Em relação à preparação de amostras, é, em princípio, a(o) usuária(o) treinada(o) quem se responsabiliza por essa etapa. Para tanto, como mencionado acima, é necessário entrar em contato com a(o) técnica(o) que a(o) treinou para o agendamento dessa preparação no LCME. Caso essa responsabilidade seja delegada à(ao) proprietária(o) das amostras (do mesmo grupo de pesquisa ao qual pertence a(o) usuária(o) treinada(o)), a(o) dona(o) deve entrar em contato com a(o) técnica(o) do LCME para esse agendamento;
  4. Caso necessário, a(o) proprietária(o) das amostras poderá acompanhar a(o) usuária(o) treinada(o) durante as sessões de análise no LCME;
  5. A(O) usuária(o) treinada(o) compromete-se a seguir, rigorosamente, os protocolos de utilização dos equipamentos do LCME, e a respeitar os horários de início e fim das sessões agendadas – principalmente para que não haja atrasos nas sessões que serão realizadas após as suas;

 

Regras específicas para análises no MEV e no FEG:

 

  1. Caso a preparação das amostras nos stubs seja realizada em outro local, como no laboratório ao qual pertence o grupo de pesquisa, é somente necessário informar-se com a(o) técnica(o) sobre a melhor data para trazer as amostras ao LCME para que seja realizado o recobrimento com ouro (ver orientações em http://lcme.ufsc.br/recobrimento-de-amostras/);
  2. É de responsabilidade da(do) usuária(o) treinada(o) a higienização dos stubs após cada análise concluída*. Essa etapa deve ser realizada, de preferência, logo após a sessão de microscopia em que se concluiu a análise (visando a disponibilizar os stubs para outras(os) usuárias(os)) e de forma a deixar organizados o ambiente e os utensílios utilizados;

 

Regras específicas para análises no TEM:

 

  1. As amostras gotejadas sobre grids com filme de carbono devem permanecer por, pelo menos, 24 horas em processo de secagem (natural ou em dessecador) antes de serem inseridas no microscópio.

 

O respeito a essas regras visa ao bom funcionamento do atendimento no LCME.

Atenciosamente,

Equipe Técnica do LCME – outubro de 2024.

 

* Entenda-se por “análise concluída” a análise, pela(o) usuária(o) treinada(o), de todas as amostras pertencentes a uma(um) determinada(o) usuária(o).

 

Implementação de agendamento direto para MEV JEOL e Sala de Materiais.

Em caráter experimental, o LCME implementará o agendamento direto para usuárias(os) treinas(os) no MEV JEOL. Serão liberadas:

  • a agenda do MEV JEOL;
  • a agenda da Sala de Materiais,  para preparo de amostras (montagem de stubs).

 

Regras para realização do agendamento na agenda MEV-JEOL:

O agendamento é realizado mediante a criação de um evento na agenda, que deverá conter:

  • Nome da(o) responsável pelo formulário;
  • Nome da(o) usuária(o) treinada(o) responsável pela operação do MEV;
  • Nome do laboratório ou grupo de pesquisa;
  • Número do atendimento;
  • Indicação se haverá ou não uso de EDS.

Exemplo de preenchimento:

Responsável pelo formulário: João da Silva – Usuária treinada: Elis Rosa – Laboratório/Grupo de Pesquisa: LabFictício

Texto a ser inserido na agenda:
João da Silva com Elis Rosa (treinada) – LabFictício – 1º Atendimento – EDS

 

Regras para realização do agendamento na agenda Lab-Materiais:

Deve seguir o mesmo modelo da agenda MEV-JEOL. Podem ser agendadas no máximo duas preparações de amostras concomitantemente.

 

Os agendamentos e uso do equipamento por usuárias(os) treinadas(os), está condicionado ao cumprimento rigoroso das seguintes regras:

  • São permitidas no máximo 3 horas semanais por formulário atendido.
  • Em caso de existência de horário disponível, não há limitação de agendamento com 24 horas de antecedência.
  • É obrigatório incluir no agendamento a(o) responsável pelo formulário, bem como qual o número do atendimento referente a àquele formulário.
  • É proibida a alteração em eventos que não sejam de sua autoria.
  • Em caso de desistência ou impossibilidade de comparecimento, indicar o evento da agenda como “CANCELADO” o mais brevemente possível e enviar um e-mail de justificativa para lcme@contato.ufsc.br .
  • A(o) usuária(o) treinada(o) e sua(eu) responsável UFSC serão responsabilizados por qualquer dano ao equipamento decorrente de má utilização.
  • É permitido o acompanhamento de no máximo 2 pessoas por análise; a sala não comporta número superior.
  • O final da sessão deve ser comunicado ao corpo técnico presente no LCME no dia da análise (ligar 28 no ramal).
  • As imagens serão enviadas posteriormente pelo corpo técnico do LCME. Não é permitido o uso de pen drive ou qualquer dispositivo externo.

Esta iniciativa tem como objetivo otimizar o uso dos equipamentos e ampliar a autonomia da comunidade usuária do LCME. Para que o sistema possa funcionar bem, a colaboração coletiva com o cumprimento rigoroso das regras e procedimentos estabelecidos é fundamental.

O sistema permite identificação de todas as alterações realizadas na agenda e será avaliado ao longo do período experimental, podendo sofrer ajustes conforme a experiência de uso.

Em caso de dúvidas, a equipe do LCME permanece à disposição. – Janeiro de 2025.