2021

Estatísticas do ano de 2021 – LCME

 

No ano de 2021, os efeitos da pandemia de COVID-19 ainda continuaram causando restrições para o uso dos recursos do LCME. Entretanto, no segundo semestre, com a ampliação dos atendimentos devido ao avanço nas fases estabelecidas no “Guia de Biossegurança para o retorno das atividades presenciais em caráter excepcional na UFSC”, as análises foram paulatinamente retomadas. Os efeitos dessas medidas, mais visíveis a partir do final do mês de setembro, poderão ser percebidos nas seções a seguir, nas quais são apresentados dados gerais sobre usuárias(os) e utilização dos microscópios durante o ano, sob forma de gráficos.

 

 

Uso e Manutenção dos Microscópios – 2021

 

No Gráfico 21.1 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de varredura MEV e FEG.

Gráfico 21.1 – Uso e Manutenção do MEV e do FEG no ano de 2021.

O MEV, como sempre o microscópio de maior demanda no LCME, mais uma vez apresentou o maior número de horas de utilização, atingindo o pico de 123,5 horas no mês de novembro, superior ao valor registrado no mesmo mês em 2020 (64,0 horas), porém ainda muito inferior às 181,0 horas em novembro de 2019, anteriormente à pandemia. O equipamento permaneceu em manutenção durante mais de uma semana no mês de setembro devido a problemas na sua workstation, o que reduziu o número de atendimentos em relação aos meses anterior e posterior.

O FEG, utilizado para análises mais restritas, apresentou um número de horas de uso abaixo do que foi constatado para o MEV, como verificado também nos anos anteriores. A necessidade de manutenção foi maior nos meses de janeiro e julho, com procedimentos preventivos e corretivos, respectivamente.

No Gráfico 21.2 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de transmissão TEM 100 kV e TEM 200 kV.

Gráfico 21.2 – Uso e Manutenção do TEM 100 kV e do TEM 200 kV no ano de 2021.
 

Para o TEM 100 kV foi necessário um grande período de manutenção no mês de maio, devido a problemas verificados no sistema de vácuo do equipamento. Houve um pico de atendimentos no mês de novembro (73,0 horas); assim como ocorreu para o MEV, esse valor ficou entre o verificado para o mesmo período em 2019 (104,5 horas) e 2020 (24,0 horas).

O TEM 200 kV não pôde ser devidamente utilizado durante o ano de 2021, o que teve por causas principais problemas na sua workstation e no sistema de refrigeração; foram registrados períodos de manutenção em 8 dos 12 meses do ano.

No Gráfico 21.3 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios confocal e de fluorescência.

Gráfico 21.3 – Uso e Manutenção dos Microscópios Confocal e de Fluorescência em 2021.

Não se verificaram períodos de manutenção para esses microscópios. Entretanto, em meados do mês de abril, o microscópio confocal foi transferido para o Centro de Ciências Biológicas (CCB), não sendo mais da responsabilidade do LCME a partir daquele momento.

O microscópio de fluorescência teve demanda somente no mês de setembro, como se observa no Gráfico 21.3.

No Gráfico 21.4 são apresentados os números de horas totais de uso e de manutenção durante o ano para cada um dos microscópios do LCME.

Gráfico 21.4 – Uso e Manutenção Totais de todos os Microscópios do LCME em 2021.

Como nos anos anteriores, o MEV foi equipamento de maior demanda, dado que a maioria das solicitações de análises no LCME requeriam microscopia de varredura e magnificações relativamente baixas. É clara aqui a recuperação parcial do número de análises em relação aos efeitos da pandemia: enquanto que em 2019 o MEV apresentou 1689,0 horas de uso e em 2020 esse número foi de aproximadamente 25% desse valor (415,0 horas), em 2021 foram constatadas 779,0 horas de utilização.

Com a transferência ao CCB do microscópio confocal, que em 2020 foi o mais utilizado após o MEV, o segundo microscópio mais utilizado em 2021, assim como nos demais anos, foi o TEM 100 kV.

Finalmente, no Gráfico 21.5, tem-se a evolução da média mensal de uso de cada microscópio nos anos de 2014 a 2021.

Gráfico 21.5 – Média Mensal de Uso dos Microscópios do LCME de 2014 a 2021.

Confirma-se aí, mais uma vez, o MEV como o microscópio mais utilizado, ainda que os efeitos da pandemia tenham ocasionado uma grande redução da média mensal de uso para todos os microscópios. Entretanto, para este equipamento e o TEM 100 kV, segundo microscópio de maior demanda, percebe-se o aumento da média mensal em relação a 2020, ainda que muito inferior aos valores constatados para os anos pré-pandemia.

 

 

Uso dos Microscópios por Centro da UFSC – 2021

 

Nos Gráficos 21.6 a 21.11 a seguir, são apresentados os dados de uso, por Centro de Ensino da UFSC, para cada microscópio do LCME e para o conjunto de todos os microscópios. Em geral, como será possível verificar, o centro que mais submeteu projetos foi o CTC, como tem ocorrido usualmente ao longo dos anos. Nas legendas, após a sigla do centro, é apresentado o número absoluto de projetos e o percentual que este número representa em relação ao total de projetos (total este que se encontra indicado em um dos cantos inferiores dos gráficos).

As siglas dos Centros de Ensino são as seguintes:

  • CTC – Centro Tecnológico;
  • CFM – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas;
  • CCB – Centro de Ciências Biológicas;
  • CCA – Centro de Ciências Agrárias;
  • CCS – Centro de Ciências da Saúde;
  • CFH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Nos gráficos, “Outros” englobam as empresas atendidas e as(os) usuárias(os) de outras instituições de ensino.

O Gráfico 21.6 apresenta os dados relativos ao uso do MEV durante o ano de 2021.

Gráfico 21.6 – Uso do MEV por Centro de Ensino da UFSC em 2021.

É possível verificar que, independentemente de ter havido uma redução de 43% no número de solicitações em relação a 2019 – mas um aumento de 95% em relação a 2020 –, o CTC e o CFM continuaram sendo os centros que mais utilizaram esse equipamento (juntos, os seus projetos correspondem a 72% do total de atendidos no MEV, sendo que o CTC, sozinho, submeteu mais da metade desse total: 55%).

O Gráfico 21.7 apresenta os dados relativos ao uso do FEG.

Gráfico 21.7 – Uso do FEG por Centro de Ensino da UFSC em 2021.

Em 2021, somente o CTC, o CFM e o CCS utilizaram o FEG. Em caso de necessidade de análises em microscopia de varredura, as(os) usuárias(os) dos demais centros, dentre eles o CCB, foram satisfatoriamente atendidas(os) com o uso do MEV, assim como verificado em anos anteriores.

Os dados de uso para o TEM 100 kV são apresentados pelo Gráfico 21.8.

Gráfico 21.8 – Uso do TEM 100 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2021.

Como nos anos anteriores, e assim como se constata para o MEV, o CTC e o CFM foram os maiores usuários do TEM 100 kV. Não houve solicitação de uso por parte do CFH pelo fato de o equipamento não ser adequado às necessidades de análises daquele Centro de Ensino.

O Gráfico 21.9 apresenta a demanda verificada para análises no TEM 200 kV.

Gráfico 21.9 – Demanda do TEM 200 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2021.

Em 2021, foram registradas somente 9 (nove) solicitações de análises no TEM 200 kV, por parte do CTC e do CFM, como ilustra o Gráfico 21.9. Entretanto,devido a problemas no equipamento, essas solicitações foram remanejadas para atendimento no TEM 100 kV; isso justifica a não verificação de horas de uso do TEM 200 kV durante o ano, como apresentado anteriormente nos Gráficos 21.2 e 21.4.

Com relação ao microscópio confocal, foram atendidos somente 11 projetos durante os meses em que o equipamento ainda se encontrava no LCME (janeiro a abril), como é possível verificar no Gráfico 21.10 a seguir.

Gráfico 21.10 – Uso do Microscópio Confocal por Centro de Ensino da UFSC em 2021.

Como em anos anteriores, o CCB foi o principal usuário desse microscópio, com exceção do ano de 2020, em que o CTC apresentou o maior número de solicitações. Além desses centros, somente o CFM utilizou o microscópio confocal, o que é ilustrado pelo Gráfico 21.10.

Finalmente, no Gráfico 21.11, é possível ver os números totais de solicitações por Centro de Ensino englobando todos os microscópios, para o ano de 2021.

Gráfico 21.11 – Uso Geral do LCME por Centro de Ensino da UFSC em 2021.

Como em anos anteriores, o CTC foi o centro que mais utilizou os recursos do LCME, como se constata pelos 50% das solicitações atendidas; em segundo lugar esteve o CFM, com 20% do total de análises. Pelo segundo ano seguido, o CFH não utilizou os recursos oferecidos pelo LCME para a realização de suas pesquisas.

Em relação às(aos) usuárias(os) externas(os), apesar de ter sido verificada em 2020 a interrupção da tendência de crescimento no percentual de atendimentos (5% em 2020 contra 13% em 2019), tal tendência foi retomada em 2021, chegando a 17% do total de projetos atendidos.

 

 

Uso dos Microscópios por Docentes e Discentes – 2021

 

Nos Gráficos de 21.12 a 21.16, são apresentados, para cada microscópio, os dados relativos às categorias em que se enquadravam as(os) usuárias(os)  do LCME no ano de 2021 (professoras(es), alunas(os), pós-doutorandas(os) etc.). Nesses gráficos, a segunda coluna (em vermelho) corresponde à soma de todas as colunas à sua direita (ou seja, à soma de todas(os) as(os) alunas(os) usuárias(os) do microscópio em questão). A coluna “outros” corresponde às(aos) usuárias(os) ligadas(os) a parcerias firmadas com outras instituições, correspondendo a órgãos públicos ou a empresas privadas.

Gráfico 21.12 – Uso do MEV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2021.

Tomando como referência as análises realizadas no MEV (Gráfico 21.12), o qual é o microscópio mais utilizado no LCME, em 2021 houve uma redução de 43% no número de alunas(os) solicitantes em relação ao verificado em 2019, ano pré-pandemia (200 usuárias(os) em 2019 e 113 em 2021); entretanto, considerando 2020 (61 usuárias(os)), constatou-se um aumento de 85%.

Gráfico 21.13 – Uso do FEG por Professoras(es) e Alunas(os) em 2021.

Gráfico 21.14 – Uso do TEM 100 kV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2021.

Gráfico 21.15 – Demanda do TEM 200 kV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2021.

Gráfico 21.16 – Uso do Confocal por Professoras(es) e Alunas(os) em 2021.

Mais uma vez, a grande maioria das(dos) alunas(os) que utilizaram os recursos do LCME foi da pós-graduação, sobretudo doutorandas(os), como se vê na maioria dos Gráficos 21.12 a 21.16.

Na análise desses dados, assim como constatado nos anos anteriores, verifica-se que os microscópios que mais tiveram usuárias(os) em 2021 foram o MEV e o TEM 100 kV (113 e 64, respectivamente).

 

 

Evolução do Número de Solicitações Submetidas ao LCME

 

No Gráfico 21.17 é apresentado o volume de solicitações (ou projetos) submetidas(os) ao LCME desde a sua criação, em 2007 (lembrando que o efetivo funcionamento do laboratório iniciou-se ao final de 2008).

Gráfico 21.17 – Evolução do Número de Solicitações de Análise por Equipamento do LCME de 2008 a 2021.

Como é possível notar mais uma vez, os efeitos da pandemia de COVID-19 causaram uma grande redução no número de solicitações atendidas para todos os microscópios e, consequentemente, houve uma grande queda no número total dessas solicitações, que passaram de 439 em 2019 a 110 em 2020. Em 2021, entretanto, percebeu-se um aumento nesse número (222 atendimentos), já superior ao verificado em anos anteriores, como em 2011 (em que foram constatadas 205 solicitações).

Como o Gráfico 21.17 também indica e como visto anteriormente, o MEV e o TEM 100 kV permaneceram os microscópios com maior demanda, apesar de todas as adversidades causadas pela pandemia de COVID-19.

 

 

Fonte:

LCME – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica. Universidade Federal de Santa Catarina.