2020

Estatísticas do ano de 2020 – LCME

 

O ano de 2020 foi o primeiro a sofrer os efeitos da pandemia de COVID-19. Sendo assim, foi necessário suspender os atendimentos realizados no LCME de 15 de março a 02 de outubro. A partir de 05 de outubro, os atendimentos começaram a ser retomados. Entretanto, em algumas ocasiões, foi necessário ainda suspender esses atendimentos devido a suspeitas de contaminação da equipe técnica ou dos usuários pelo vírus da COVID-19. Foram atendidos, a partir de outubro, somente solicitações para atendimentos essenciais: análises a serem incluídas em teses ou dissertações próximas da data de defesa, possuindo amostras que se degradassem com o tempo e que não pudessem ser repostas, ou análises complementares para ajustes solicitados por referees em artigos já submetidos a periódicos. Além disso, somente um técnico permanecia no laboratório e, no máximo, dois usuários, para a redução de riscos de contaminação. Todos esses procedimentos reduziram significativamente a capacidade de atendimento do LCME.

Nas seções a seguir são apresentados dados gerais sobre usuários e utilização dos microscópios durante o ano de 2020, sob forma de gráficos.

 

 

Uso e Manutenção dos Microscópios – 2020

 

No Gráfico 20.1 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de varredura MEV e FEG. Como citado anteriormente, entre maio e outubro houve a suspensão dos atendimentos no LCME, o que é possível ver neste e nos demais gráficos a partir da não verificação de horas de atendimento entre os meses de abril e setembro.

O MEV, sendo o microscópio de maior demanda no LCME, mais uma vez apresentou o maior número de horas de utilização. Houve períodos de manutenção consideráveis nos meses de março e novembro devido a problemas no sistema de refrigeração. Ainda, em novembro, foi necessária a execução de manutenção preventiva e corretiva no microscópio.

O FEG, por ser utilizado em aplicações mais restritas, apresentou um número de horas de uso abaixo do que foi constatado para o MEV, sendo que este último supre grande parte das necessidades de análises com microscópios de varredura. No mês de outubro houve um período de manutenção do FEG devido a problemas no sistema de refrigeração, o que causou a indisponibilidade do equipamento.

Gráfico 20.1 – Uso e Manutenção do MEV e do FEG no ano de 2020. 

No Gráfico 20.2 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de transmissão TEM 100 kV e TEM 200 kV.

Para o TEM 100 kV foram necessários dois períodos de manutenção, em fevereiro e outubro, em que a empresa fabricante fez ajustes e substituição de componentes. Para o TEM 200 kV, esse tipo de manutenção ocorreu no mês de outubro.

Gráfico 20.2 – Uso e Manutenção do TEM 100 kV e do TEM 200 kV no ano de 2020.

No Gráfico 20.3 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios confocal e de fluorescência.

Devido a problemas com a câmera de captação de imagens e com a workstation do microscópio de fluorescência, o equipamento não esteve disponível a partir do mês de abril.

Gráfico 20.3 – Uso e Manutenção dos Microscópios Confocal e de Fluorescência em 2020.

No Gráfico 20.4 são apresentados os números de horas totais de uso e de manutenção durante o ano para cada um dos microscópios. Mais uma vez, o MEV foi equipamento mais utilizado, uma vez que a maioria das solicitações de análises no LCME são para microscopia de varredura com magnificações relativamente baixas. Entretanto, percebe-se claramente aqui os efeitos da pandemia: enquanto que em 2019 o MEV apresentou 1689 horas de uso, em 2020 esse número foi aproximadamente 25% desse valor.

Diferentemente dos anos anteriores, em que o segundo microscópio mais utilizado foi o TEM 100 kV, em 2020 o microscópio Confocal ocupou essa posição.

Gráfico 20.4 – Uso e Manutenção Totais de todos os Microscópios do LCME em 2020.

 Finalmente, no Gráfico 20.5, tem-se a média mensal de uso de cada microscópio nos anos de 2014 a 2020. Confirma-se aí o que se mencionou a respeito do MEV, que permaneceu sendo o microscópio mais utilizado, apesar da grande redução da média mensal de uso verificada para todos os microscópios, ocasionada pela pandemia.

Gráfico 20.5 – Média Mensal de Uso dos Microscópios do LCME de 2014 a 2020.

 

 

Uso dos Microscópios por Centro da UFSC – 2020

 

Nos Gráficos 20.6 a 20.11 a seguir são apresentados os dados de uso, por Centro de Ensino da UFSC, para cada microscópio do LCME e para o conjunto de todos os microscópios. Em geral, como será possível ver, o centro que mais submeteu projetos foi o CTC, como tem ocorrido usualmente ao longo dos anos. Nas legendas, após a sigla do centro, é apresentado o número absoluto de projetos e o percentual que este número representa no total de projetos (o qual está indicado num dos cantos inferiores dos gráficos).

No Gráfico 20.6 são apresentados os dados relativos ao uso do MEV durante o ano de 2020. É possível verificar que, independentemente de ter havido uma redução de 70% no número de projetos em relação a 2019, o CTC e o CFM foram, mais uma vez, os centros que mais usaram esse equipamento (juntos, correspondem a 77% dos projetos atendidos no MEV, sendo que o CTC, sozinho, submeteu mais da metade dos projetos atendidos no microscópio – 62%).

Gráfico 20.6 – Uso do MEV por Centro de Ensino da UFSC em 2020.

 O Gráfico 20.7 apresenta os dados relativos ao uso do FEG. Em 2020, somente o CTC e o CFM utilizaram o microscópio. Em caso de necessidade de análises de microscopia de varredura, os usuários dos demais centros, dentre eles o CCB, foram satisfatoriamente atendidos com o uso do MEV, como verificado também em anos anteriores.

Gráfico 20.7 – Uso do FEG por Centro de Ensino da UFSC em 2020.

Para o TEM 100 kV, o Gráfico 20.8 apresenta os dados de uso. Como nos anos anteriores, o CTC e o CFM foram os maiores usuários. Entretanto, a utilização do microscópio por usuários externos foi considerável em percentuais. Mais uma vez, não houve solicitação de uso por parte do CFH, pelo fato de o equipamento não ser adequado à necessidade das suas análises.

Gráfico 20.8 – Uso do TEM 100 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2020.

 Em 2020 somente 7 (sete) projetos foram atendidos no TEM 200 kV. A exemplo do verificado para os microscópios anteriores, o CTC e o CFM foram os centros que mais o utilizaram (e os únicos em 2020), como ilustrado pelo Gráfico 20.9. Ao contrário do verificado em 2019, em 2020 não houve procura por parte de usuários externos à UFSC para a utilização do TEM 200 kV.

Gráfico 20.9 – Uso do TEM 200 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2020.

 Com relação ao microscópio confocal, foram atendidos somente 9 projetos. O CTC foi o principal usuário desse microscópio, diferentemente do constatado nos anos anteriores, em que o CCB ocupava essa classificação. Além desses centros, somente o CCA utilizou o microscópio. Isso é ilustrado pelo Gráfico 20.10.

Gráfico 20.10 – Uso do Microscópio Confocal por Centro de Ensino da UFSC em 2020.

 Finalmente, no Gráfico 20.11 é possível ver os números totais, englobando todos os microscópios, para o ano de 2020, por Centro de Ensino. A redução no número de projetos em relação ao ano de 2019 foi de 75% devido à pandemia, como comentado anteriormente. Porém, como em anos anteriores, o CTC foi o centro que mais utilizou os recursos do LCME, como se constata pelos 56% dos projetos atendidos; foi a primeira vez, desde 2016, que essa taxa ultrapassou 50%. Como nos dois anos anteriores, em segundo lugar esteve o CFM, com 17% desses projetos.

Em relação aos usuários externos, 2020 interrompeu a tendência de crescimento no percentual dos seus atendimentos, como verificado nos anos anteriores. Em 2019 chegou-se a 13% de atendimentos de usuários externos, percentual que passou a 5% em 2020.

Gráfico 20.11 – Uso Geral do LCME por Centro de Ensino da UFSC em 2020.

 

 

Uso dos Microscópios por Docentes e Discentes – 2020

 

Nos Gráficos de 20.12 a 20.16 são apresentados os dados para a distribuição dos usuários (professores, alunos, pós-doutorandos etc.) para cada microscópio. Nesses gráficos, a segunda coluna (em vermelho) corresponde à soma de todas as colunas à sua direita (ou seja, à soma de todos os alunos usuários do microscópio em questão). A coluna “outros” corresponde aos usuários ligados a parcerias firmadas com outras instituições, correspondendo a órgãos públicos ou a empresas privadas.

Tomando como referência o MEV, que é o microscópio mais utilizado no LCME, em 2020 houve uma redução de 70% no número de alunos solicitantes (no total, considerando todos os microscópios, de 73%). Não houve solicitações realizadas diretamente por professores, por isso os dados relativos aos docentes aparecem como zero.

Mais uma vez, a grande maioria dos alunos que utilizaram os recursos do LCME foram da pós-graduação, sobretudo doutorandos, como se vê na maioria dos gráficos.

Na análise dos dados, também aqui se verifica que os microscópios que mais tiveram usuários em 2020 foram o MEV e o TEM 100 kV (61 e 24, respectivamente), como nos anos anteriores.

Gráfico 20.12 – Uso do MEV por Professores e Alunos em 2020.

 Gráfico 20.13 – Uso do FEG por Professores e Alunos em 2020.

 Gráfico 20.14 – Uso do TEM 100 kV por Professores e Alunos em 2020.

Gráfico 20.15 – Uso do TEM 200 kV por Professores e Alunos em 2020.

 Gráfico 20.16 – Uso do Confocal por Professores e Alunos em 2020.

 

 

Evolução do Número de Solicitações Submetidas ao LCME

 

No Gráfico 20.17 é apresentado o volume de solicitações (ou projetos) submetidas(os) ao LCME desde a sua criação, em 2007 (lembre-se que o efetivo funcionamento iniciou-se ao final de 2008).

Como é possível notar mais uma vez, os efeitos da pandemia de COVID-19 causaram uma grande redução no número de solicitações atendidas para todos os microscópios e, consequentemente, houve uma grande queda no número total de atendimentos, que passaram de 439 em 2019 a 110 em 2020.

De todo modo, mais uma vez, o MEV e o TEM 100 kV permaneceram os microscópios com maior demanda, como indica também o Gráfico 20.17.

Gráfico 20.17 – Evolução do Número de Solicitações de Análise por Equipamento do LCME de 2008 a 2020.

 

 

Fonte:

LCME – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica. Universidade Federal de Santa Catarina.