2025

Estatísticas do ano de 2025 – LCME

 

O ano de 2025 revelou-se como um período de “renovação” nos equipamentos do LCME: no mês de agosto foi recebido um novo microscópio eletrônico de varredura convencional, o MEV Tescan Vega, o que se somou à substituição do TEM 100 kV pelo TEM 120 kV (JEM 1400-TEM), realizada em 2024.

Apesar disso, decidiu-se por manter em disponibilidade o antigo MEV Jeol, mesmo se a sua necessidade de manutenção tem aumentado com o tempo (uma vez que já apresenta 17 anos de uso). O conserto de seu módulo EDS, aliado à alta demanda por análise em MEV no LCME, foi um fator que pesou na tomada dessa decisão.

Um desafio que ainda permanece para 2026 é a manutenção do TEM 200 kV, que ainda se encontra indisponível para uso devido à dificuldade de substituição de sua câmera de aquisição de imagens de alta resolução.

Nas próximas seções, são apresentados dados gerais sobre usuárias(os) e utilização dos microscópios durante o ano, sob forma de gráficos.

 

 

Uso e Manutenção dos Microscópios – 2025

 

No Gráfico 25.1 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de varredura MEV Jeol e MEV Tescan durante o ano de 2025.

Gráfico 25.1 – Uso e Manutenção do MEV Jeol e do MEV Tescan no ano de 2025.

Dado que a instalação do MEV Tescan e a realocação do MEV Jeol ocorreram entre o final de agosto e meados de setembro, no Gráfico 25.1 se constatam horas de utilização unicamente do MEV Jeol até agosto. A partir de setembro, houve o uso concomitante dos dois equipamentos, sendo que o MEV Jeol foi utilizado sobretudo por usuárias(os) treinadas(os), como será visto adiante.

Em 2025, as análises por MEV seguiram sendo as de maior demanda no LCME; a utilização dos dois equipamentos atingiu o pico de 163,5 horas no mês de novembro, superior ao maior valor mensal registrado no ano anterior (139,5 horas em agosto de 2024). Esse pico foi devido, sobretudo, ao “represamento” das análises realizado entre agosto e setembro, período em que houve a instalação e a realocação dos equipamentos, o que implicou a suspensão das análises. No mês de outubro, o MEV Jeol passou por manutenção corretiva, devido a um problema no eixo X do ajuste de astigmatismo.

No Gráfico 25.2 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção do microscópio eletrônico de varredura por efeito de campo (FEG).

Gráfico 25.2 – Uso e Manutenção do FEG no ano de 2025.

O FEG, adequado a análises que necessitam de maior ampliação do que possibilita o MEV, atingiu o pico de 46,0 horas de uso em julho, inferior ao pico de 67,5 horas constatado em outubro de 2024. O equipamento não foi utilizado nos meses de janeiro, fevereiro e setembro, em parte devido a eventos de manutenção preventiva em fevereiro, e corretiva ocorridos entre março e abril (houve problemas de vazamento no sistema de refrigeração); em setembro e outubro foram necessárias a troca do filamento e a manutenção da câmera de infravermelho, respectivamente.

No Gráfico 25.3 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de transmissão TEM 120 kV e TEM 200 kV.

Gráfico 25.3 – Uso e Manutenção do TEM 120 kV e do TEM 200 kV no ano de 2025.

Segundo microscópio de maior demanda do LCME, o TEM 120 kV atingiu seu pico de utilização de 83,0 horas no mês de maio, valor inferior ao pico de 113,5 horas no mês de setembro do ano anterior.

No mês de abril foi substituída a câmera de captura de imagens (que apresentava defeito desde a instalação do TEM 120 kV no ano anterior). Houve eventos de manutenção corretiva, incluindo troca de filamento, em maio, junho, agosto e setembro.

Assim como aconteceu de 2021 a 2024, o TEM 200 kV não pôde ser utilizado durante o ano de 2025, o que se deveu, principalmente, a problemas na sua câmera de captura de imagens de alta resolução.

No Gráfico 25.4 são apresentados os números de horas totais de uso e de manutenção durante o ano para cada um dos microscópios do LCME.

Gráfico 25.4 – Uso e Manutenção Totais de todos os Microscópios do LCME em 2025.

Como vem ocorrendo desde o início dos trabalhos do LCME, em 2025 o MEV foi o equipamento de maior demanda, dado que a maioria das solicitações de análises no laboratório requerem microscopia de varredura e magnificações relativamente baixas. Considerando os dois microscópios, foi constatado um aumento de 10,8% nas suas horas totais de uso em relação ao ano anterior (quando a microscopia de varredura convencional foi utilizada por 1142,0 horas).

Também como verificado nos períodos precedentes, em 2025 o segundo microscópio mais utilizado foi o TEM 120 kV, com um valor de horas de uso totais superior em 12,2% em relação ao constatado no ano anterior (de 597,5 horas).

Finalmente, no Gráfico 25.5, tem-se a evolução da média mensal de uso de cada microscópio nos anos de 2014 a 2025.

Gráfico 25.5 – Média Mensal de Uso dos Microscópios do LCME de 2014 a 2025.

Novamente, confirma-se no Gráfico 25.5 os MEVs (Jeol e Tescan – este a partir de 2025) como os microscópios mais utilizados do LCME em todos os anos de funcionamento do laboratório. Para esses equipamentos e o TEM 120 kV (segundo microscópio de maior demanda), apresentaram-se acréscimos nas suas médias mensais em relação a 2024 (de 95,2 a 105,5 horas para os MEVs, e de 49,8 a 55,9 horas para o TEM 120 kV).

O FEG foi o único microscópio em que se percebeu uma redução da média mensal em relação ao ano anterior, passando de 25,5 horas em 2024 a 18,1 horas em 2025.

 

 

Uso dos Microscópios por Centro e Campi da UFSC – 2025

 

Nos Gráficos 25.6 a 25.13 a seguir, são apresentados os dados de uso, por Centro de Ensino e por Campus da UFSC, para cada microscópio do LCME e para o conjunto de todos os microscópios, assim como o número de atendimentos realizados em cada microscópio. Novamente, como será possível verificar, o centro que mais submeteu projetos em 2025 foi o CTC, como tem ocorrido usualmente ao longo dos anos. No geral, a demanda englobada sob o título de “Outros Centros” não foi, em 2025, tão significativa quanto o verificado nos dois anos anteriores.

Nas legendas, após a sigla do centro, são apresentados o número absoluto de projetos e o percentual que este número representa em relação ao total de projetos (total este que se encontra indicado em um dos cantos inferiores dos gráficos).

As siglas dos Centros de Ensino de Florianópolis são as seguintes:

  • CTC – Centro Tecnológico;
  • CFM – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas;
  • CCB – Centro de Ciências Biológicas;
  • CCA – Centro de Ciências Agrárias;
  • CCS – Centro de Ciências da Saúde;
  • CFH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Entende-se, para todos os efeitos, “projetos” como sinônimo de formulários enviados pelas(os) usuárias(os) e atendidos pelo LCME.

Nos gráficos, “Outros”, além dos demais Campi da UFSC, englobam também as empresas atendidas (não houve, em 2025, atendimentos a usuárias(os) de outras instituições de ensino).

O Gráfico 25.6 apresenta os dados relativos ao uso dos equipamentos MEV durante o ano de 2025.

Gráfico 25.6 – Uso do MEV por Centro de Ensino da UFSC em 2025.

Em 2025, o número de solicitações de análises nos MEVs (214) foi 17% superior em relação ao registrado em 2024 (183). É possível verificar que, dos Centros de Ensino de Florianópolis, o CTC e o CCS foram os que mais utilizaram esse equipamento, correspondendo a 59% das solicitações atendidas.

Com relação a “Outros”, houve uma redução de 58% no número de projetos atendidos em relação a 2024 (quando foram registrados 38 projetos). Dos 16 projetos registrados em 2025, 8 (50%) eram oriundos do campus de Blumenau, 3 (19%) de Joinville, 2 (13%) de Curitibanos, 1 (6%) de Araranguá, e 2 (13%) de empresas.

O Gráfico 25.7 apresenta os dados relativos ao uso do FEG.

Gráfico 25.7 – Uso do FEG por Centro de Ensino da UFSC em 2025.

Em 2025, como constatado em anos anteriores, o CTC e o CFM foram os centros que mais utilizaram o FEG, correspondendo, juntos, a 92% das solicitações atendidas. Houve somente duas solicitações de outros centros: uma do Departamento de Biologia Celular, Embiologia e Genética (BEG/CCB) e uma do Departamento de Engenharia de Materiais do Campus de Blumenau.

O número total de projetos atendidos no FEG em 2025 foi praticamente o mesmo de 2024 e 2023 (quando se constataram 31 e 29 projetos, respectivamente)

Os dados de uso para o TEM 120 kV são apresentados pelo Gráfico 25.8.

Gráfico 25.8 – Uso do TEM 120 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2025.

Dos Centros de Ensino de Florianópolis, como nos dois últimos anos, o CTC, o CFM e o CCB foram os maiores usuários do TEM 120 kV, cujas solicitações corresponderam a 87% das atendidas no microscópio.

Dos 9 projetos intitulados como “Outros”, 6 (67%) eram oriundos do Campus de Blumenau, e 3 (33%) de empresas.

Constatou-se um aumento de 19% no número total de projetos atendidos no TEM 120 kV em 2025 em relação a 2024 (de 73 a 87).

Em 2025, não houve demanda para a utilização do TEM 200 kV, uma vez que, como já mencionado, o equipamento estava indisponível para uso.

No Gráfico 25.9, é possível conferir os números totais de solicitações por Centro de Ensino englobando todos os microscópios, para o ano de 2025.

Gráfico 25.9 – Uso Geral do LCME por Centro de Ensino da UFSC em 2025.

Como em anos anteriores, o CTC foi o centro que mais utilizou os recursos do LCME, como se constata pelos 44% das solicitações atendidas; em segundo lugar, estiveram as solicitações provindas do CFM (21%). As solicitações realizadas por outros campi da UFSC e por empresas representaram 8% do total atendido.

Em geral, somados os projetos atendidos em todos os microscópios (328), verificou-se um acréscimo de 12% em relação a 2024 (quando foram atendidos 293 projetos).

No Gráfico 25.10, são apresentados os totais de projetos/formulários submetidos por cada Campus da UFSC e atendidos pelo LCME durante o ano de 2025.

Gráfico 25.10 – Projetos por Campus da UFSC Atendidos pelo LCME em 2025.

No Gráfico 25.10, a primeira coluna indicada para cada campus corresponde ao total de formulários submetidos e atendidos; as seguintes, aos microscópios específicos.

Nota-se que Blumenau é, após Florianópolis, o campus que mais utilizou os recursos do LCME em 2025. Com a transferência do TEM 100 kV (equipamento substituído no LCME pelo TEM 120 kV) para esse campus, espera-se que o número de solicitações realizadas por Blumenau para microscopia de transmissão se reduza nos próximos anos, e que eventuais solicitações dos demais campi possam sem atendidas por esse equipamento.

No Gráfico 25.11, são apresentados os números de projetos/formulários e de atendimentos realizados em cada microscópio e nas salas de preparação de amostras durante o ano de 2025.

Gráfico 25.11 – Números de Projetos e de Atendimentos do LCME em 2025.

No Gráfico 25.11, as duas primeiras colunas correspondem ao número total de projetos e de atendimentos realizados no LCME, ou seja, ao somatório dos números de projetos/formulários e de atendimentos de todos os microscópios e das salas de preparação de amostras, indicadas à direita. Entende-se aqui por “atendimento” cada uma das sessões de microscopia ou de preparação de amostras (em todas as suas etapas) agendadas durante o ano.

É possível perceber que, em geral, o número de atendimentos é superior ao de projetos atendidos (nos microscópios), pois esses projetos/formulários podem demandar mais de uma sessão de microscopia para serem concluídos. Além disso, incluem-se no número de atendimentos as sessões de treinamento de usuárias(os) para a operação autônoma dos microscópios.

Em relação às salas de preparação de amostras (materiais e biológicas, correspondentes às duas últimas colunas do Gráfico 25.11), não há indicação de número de projetos porque estes já estão contabilizados nos dados referentes aos microscópios.

No Gráfico 25.12, são apresentados os números de atendimentos realizados em cada microscópio por técnicas(os) do LCME e por usuárias(os) treinadas(os) durante o ano de 2025.

Gráfico 25.12 – Atendimentos Realizados por Técnicas(os) e Usuárias(os) Treinadas(os) em 2025.

No Gráfico 25.12, note-se que as somas dos atendimentos realizados por técnicas(os) e por usuárias(os) treinadas(os) para cada microscópio correspondem aos totais de atendimentos por equipamento especificados no Gráfico 25.11.

Como é possível constatar, os atendimentos totais realizados por técnicas(os) representam quase o dobro daqueles realizados por usuárias(os) treinadas(os), e são superiores a estes em quase todos os equipamentos; a única exceção é o MEV Jeol, que tem sido destinado prioritariamente ao uso de estudantes e professoras(es) treinadas(os) para a operação autônoma do equipamento.

Até o final de 2025, não foram realizados treinamentos de usuárias(os) externas ao LCME para a operação do MEV Tescan. Para este equipamento, os 17 atendimentos indicados como “Trein.” referem-se unicamente às sessões individuais de treinamento dos membros do Corpo Técnico do laboratório, que necessitavam habituar-se ao equipamento disponível a partir do mês de setembro.

Finalmente, em termos de projetos/formulários atendidos durante o ano de 2025, o Gráfico 25.13 indica aqueles atendidos pelas(os) técnicas(os) do LCME e por usuárias(os) treinadas(os).

Gráfico 25.13 – Atendimentos Realizados por Técnicas(os) e Usuárias(os) Treinadas(os) em 2025.

Como se verifica no Gráfico 25.13, do total de 328 formulários atendidos no LCME em 2025, 65% foram solicitações para uso do MEV, no qual prevaleceu a operação por usuárias(os) treinadas(os) (em relação ao MEV Jeol, como já mencionado). Os formulários atendidos no TEM 120 kV e no FEG corresponderam a 27% e 8% do total geral, respectivamente.

 

 

Uso dos Microscópios por Docentes e Discentes – 2025

 

Nos Gráficos 25.14 a 25.16, são apresentados para cada microscópio, assim como nos anos anteriores, os dados relativos às categorias em que se enquadravam as(os) usuárias(os) do LCME no ano de 2025 (professoras(es), alunas(os), pós-doutorandas(os) etc. da UFSC). Nesses gráficos, a primeira coluna corresponde ao total de professoras(es), de todos os campi da UFSC, cujas(os) alunas(os) submeteram formulários para análise; a segunda (em vermelho), à soma das quatro colunas imediatamente à sua direita (ou seja, à soma de todas(os) as(os) alunas(os) usuárias(os) do microscópio em questão). A coluna “outros” corresponde às(aos) docentes que realizaram diretamente solicitações de análises e às(aos) usuárias(os) ligadas(os) a parcerias firmadas com outras instituições (correspondendo, em 2025, unicamente a empresas privadas – já que não houve atendimentos a usuárias(os) de outras instituições públicas ou privadas de ensino).

Gráfico 25.14 – Uso do MEV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2025.

Tomando como referência as análises realizadas no MEV (Gráfico 25.14), o qual é o microscópio mais utilizado no LCME, em 2025 o número de alunas(os) solicitantes (153) foi 9% superior ao constatado em 2024 (141), porém ainda 26% inferior ao constatado em 2023 (206), ano em que esse número foi o maior já registrado no LCME.

Gráfico 25.15 – Uso do FEG por Professoras(es) e Alunas(os) em 2025.

Gráfico 25.16 – Uso do TEM 120 kV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2025.

Novamente, como constatado nos anos anteriores, a grande maioria das(dos) alunas(os) que utilizaram os recursos do LCME foi da pós-graduação. Em 2025, o número de doutorandas(os) voltou a superar o de mestrandas(os) de modo geral, como se percebe nos Gráficos 25.14 a 25.16.

Na análise desses dados, assim como constatado anteriormente neste texto e nos anos anteriores, verifica-se que os microscópios que mais tiveram usuárias(os) em 2025 foram o MEV e o TEM 120 kV (sendo que, para o TEM 120 kV, o número total de alunas(os) em relação a 2024 manteve-se praticamente o mesmo).

 

 

Evolução do Número de Solicitações Submetidas ao LCME

 

No Gráfico 25.17 é apresentado o volume de solicitações (ou projetos/formulários) submetidas(os) ao LCME desde a sua criação, em 2007 (lembrando que o efetivo funcionamento do laboratório iniciou-se ao final de 2008).

Gráfico 25.17 – Evolução do Número de Solicitações de Análise por Equipamento do LCME de 2008 a 2025.

Como se percebe no gráfico acima, em 2025 foi verificado um aumento de 12% no número total de solicitações em relação ao ano anterior, permanecendo praticamente o mesmo de 2023 (328 em 2025, 293 em 2024 e 326 em 2023). É importante ressaltar que, ainda que não se tenha superado o pico de 2019, em que se verificaram 439 solicitações, o número total de 2025 permaneceu superior ao constatado de 2020 a 2022, anos em que a pandemia de COVID-19 prejudicou os atendimentos.

Todos os microscópios tiveram mais solicitações do que o registrado em 2024, com exceção do FEG, que apresentou um pequeno decréscimo nesse número (31 em 2024 e 27 em 2025), e do TEM 200 kV, para o qual não foram submetidas solicitações.

Como o Gráfico 25.17 também indica e como visto anteriormente, o MEV e o TEM 120 kV permaneceram os microscópios com maior demanda em 2025, como vem acontecendo desde o ano de 2010.

 

 

Fonte:

LCME – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica. Universidade Federal de Santa Catarina.