2022

Estatísticas do ano de 2022 – LCME

 

No ano de 2022, os efeitos da pandemia de COVID-19 se mostraram menos influentes do que nos anos anteriores em termos de restrições para o uso dos recursos do LCME. Entretanto, a maior necessidade de manutenção dos microscópios se revelaram, em geral, como o principal fator limitador da disponibilidade desses equipamentos para o uso das(dos) usuárias(os), como será possível verificar a seguir.

Nas próximas seções, são apresentados dados gerais sobre usuárias(os) e utilização dos microscópios durante o ano, sob forma de gráficos.

 

 

Uso e Manutenção dos Microscópios – 2022

 

No Gráfico 22.1 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de varredura MEV e FEG durante o ano de 2022.

Gráfico 22.1 – Uso e Manutenção do MEV e do FEG no ano de 2022.

O MEV, microscópio de maior demanda no LCME, atingiu o pico de 150,5 horas no mês de abril, superior ao maior valor mensal registrado no ano anterior (123,5 horas em novembro de 2021); porém, como ocorrido desde 2020, este valor ainda foi inferior às 181,0 horas de novembro de 2019, maior valor registrado anteriormente à pandemia de COVID-19. O equipamento permaneceu indisponível de meados de maio a meados de setembro, devido a problemas na sua Workstation: foram necessárias a localização e a importação de uma placa específica para substituição, o que provocou grande lentidão no processo de manutenção do equipamento. O microscópio pôde retornar ao uso ao final de setembro.

O FEG, adequado para análises mais restritas, não foi utilizado no primeiro trimestre de 2022. Atingiu seu pico de 45,5 horas de uso no mês de maio. Em julho houve alguns problemas com o sistema de refrigeração que puderam ser sanados em seguida, mas no mesmo mês foi constatada a necessidade de substituição de uma fonte de 5 V no equipamento. A manutenção dessa fonte no mês de setembro revelou a necessidade de troca de alguns componentes eletrônicos, os quais tiveram de ser localizados no comércio e finalmente substituídos no mês de novembro. Tais eventos de manutenção provocaram a indisponibilidade do equipamento para uso de julho a outubro.

No Gráfico 22.2 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de transmissão TEM 100 kV e TEM 200 kV.

Gráfico 22.2 – Uso e Manutenção do TEM 100 kV e do TEM 200 kV no ano de 2022.

Segundo microscópio de maior demanda do LCME, o TEM 100 kV atingiu seu pico de utilização de 111,0 horas no mês de agosto, valor próximo do pico registrado em 2019 (de 127,0 horas em agosto daquele ano). Foi necessária uma semana de manutenção no seu sistema de refrigeração durante o mês de abril, o que causou redução de disponibilidade do microscópio. O mesmo aconteceu em outubro e em novembro.

Assim como aconteceu em 2021, o TEM 200 kV não pôde ser devidamente utilizado durante o ano de 2022, o que teve por causas principais problemas na sua Workstation e no sistema de refrigeração, que perduraram do ano anterior; foram registrados períodos de manutenção nos meses de maio, outubro e dezembro. A conclusão das correções ficou prevista para o mês de janeiro de 2023.

No Gráfico 22.3 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção do microscópio de fluorescência.

Gráfico 22.3 – Uso e Manutenção do Microscópio de Fluorescência em 2022.1

O microscópio de fluorescência teve demanda somente nos meses de julho e setembro, como se observa no Gráfico 22.3. Apesar de não se verificarem períodos de manutenção para esse microscópio, o mesmo ainda necessita da substituição da sua câmera, o que possibilitará registrar as fotos obtidas durante as análises.

No Gráfico 22.4 são apresentados os números de horas totais de uso e de manutenção durante o ano para cada um dos microscópios do LCME.

Gráfico 22.4 – Uso e Manutenção Totais de todos os Microscópios do LCME em 2022.

Como tem ocorrido desde o início dos trabalhos do LCME, o MEV foi o equipamento de maior demanda, dado que a maioria das solicitações de análises no laboratório requerem microscopia de varredura e magnificações relativamente baixas. Não foi constatada uma grande recuperação do número de horas de uso em relação aos efeitos da pandemia em 2022 principalmente pelo fato de ter havido indisponibilidade do equipamento de maio a setembro, como comentado para o Gráfico 22.1: enquanto que em 2021 foram constatadas 779,0 horas de utilização, o número de 2022 representou somente um aumento de 11,7% em relação a este valor (já em 2019, antes da pandemia, o MEV apresentou 1689,0 horas de uso, quase o dobro do valor registrado em 2022).

Como geralmente verificado nos períodos anteriores, em 2022 o segundo microscópio mais utilizado foi o TEM 100 kV, o qual não apresentou longos períodos de indisponibilidade durante o ano.

Finalmente, no Gráfico 22.5, tem-se a evolução da média mensal de uso de cada microscópio nos anos de 2014 a 2022.

Gráfico 22.5 – Média Mensal de Uso dos Microscópios do LCME de 2014 a 2022.

Confirma-se aí, mais uma vez, o MEV como o microscópio mais utilizado do LCME, ainda que o valor da média mensal de uso não tenha alcançado os níveis registrados anteriormente à pandemia de COVID-19. Entretanto, para este equipamento e o TEM 100 kV, segundo microscópio de maior demanda, percebe-se o aumento da média mensal em relação a 2020 e a 2021; para o TEM 100 kV, percebe-se uma recuperação bem maior do que a verificada para o MEV, dado que não houve, para o primeiro, grandes períodos de indisponibilidade, como já comentado.

 

 

Uso dos Microscópios por Centro da UFSC – 2022

 

Nos Gráficos 22.6 a 22.10 a seguir, são apresentados os dados de uso, por Centro de Ensino da UFSC, para cada microscópio do LCME e para o conjunto de todos os microscópios. Como será possível verificar, novamente, o centro que mais submeteu projetos foi o CTC, como tem ocorrido usualmente ao longo dos anos. Nas legendas, após a sigla do centro, é apresentado o número absoluto de projetos e o percentual que este número representa em relação ao total de projetos (total este que se encontra indicado em um dos cantos inferiores dos gráficos).

As siglas dos Centros de Ensino são as seguintes:

  • CTC – Centro Tecnológico;
  • CFM – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas;
  • CCB – Centro de Ciências Biológicas;
  • CCA – Centro de Ciências Agrárias;
  • CCS – Centro de Ciências da Saúde;
  • CFH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Nos gráficos, “Outros” englobam as empresas atendidas e as(os) usuárias(os) de outras instituições de ensino.

O Gráfico 22.6 apresenta os dados relativos ao uso do MEV durante o ano de 2022.

Gráfico 22.6 – Uso do MEV por Centro de Ensino da UFSC em 2022.

O número de solicitações de análises no MEV em 2022 (111) foi praticamente o mesmo que em 2021 (119). É possível verificar que o CTC e o CCA foram os centros que mais utilizaram esse equipamento (nos anos anteriores, esse posto era ocupado pelo CTC e o CFM), correspondendo a 58% das solicitações atendidas. Pela primeira vez, desde 2019, as solicitações provindas do CTC não representaram mais da metade das atendidas no MEV.

O Gráfico 22.7 apresenta os dados relativos ao uso do FEG.

Gráfico 22.7 – Uso do FEG por Centro de Ensino da UFSC em 2022. 

Em 2022, assim como em 2021, somente o CTC, o CFM e o CCS utilizaram o FEG. Em caso de necessidade de análises em microscopia de varredura, as(os) usuárias(os) dos demais centros, dentre eles o CCB, foram satisfatoriamente atendidas(os) com o uso do MEV, assim como verificado em anos anteriores.

Os dados de uso para o TEM 100 kV são apresentados pelo Gráfico 22.8.

Gráfico 22.8 – Uso do TEM 100 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2022.

Como nos anos anteriores, o CTC e o CFM foram os maiores usuários do TEM 100 kV. Não houve solicitação de uso por parte do CFH pelo fato de o equipamento não ser adequado às necessidades de análises daquele Centro de Ensino (e não houve nenhuma solicitação, para nenhum microscópio, provinda do CFH em 2022).

O Gráfico 22.9 apresenta a demanda verificada para análises no TEM 200 kV.

Gráfico 22.9 – Demanda do TEM 200 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2022.

Em 2022, assim como em 2021, foram registradas somente 9 (nove) solicitações de análises no TEM 200 kV, por parte do CTC e do CFM, como ilustra o Gráfico 22.9. Entretanto, devido a problemas no equipamento, essas solicitações foram remanejadas para atendimento no TEM 100 kV; isso justifica a não verificação de horas de uso do TEM 200 kV durante o ano, como apresentado anteriormente nos Gráficos 22.2 e 22.4.

Finalmente, no Gráfico 22.10 é possível ver os números totais de solicitações por Centro de Ensino englobando todos os microscópios, para o ano de 2022.

Gráfico 22.10 – Uso Geral do LCME por Centro de Ensino da UFSC em 2022.

Como em anos anteriores, o CTC foi o centro que mais utilizou os recursos do LCME, como se constata pelos 47% das solicitações atendidas; em segundo lugar esteve o CFM, com 13% do total de análises. Pelo terceiro ano seguido, o CFH não utilizou os recursos oferecidos pelo LCME para a realização de suas pesquisas.

Em relação às(aos) usuárias(os) externas(os), como visto nas estatísticas dos anos anteriores, apesar de ter sido verificada em 2020 a interrupção da tendência de crescimento no percentual de atendimentos (5% em 2020 contra 13% em 2019), tal tendência permaneceu no nível de 2021, quando foi retomada (representando 17% do total de projetos atendidos em 2021, e 15% em 2022).

 

 

Uso dos Microscópios por Docentes e Discentes – 2022

 

Nos Gráficos de 22.11 a 22.14, são apresentados, para cada microscópio, os dados relativos às categorias em que se enquadravam as(os) usuárias(os) do LCME no ano de 2022 (professoras(es), alunas(os), pós-doutorandas(os) etc.). Nesses gráficos, a segunda coluna (em vermelho) corresponde à soma de todas as colunas à sua direita (ou seja, à soma de todas(os) as(os) alunas(os) usuárias(os) do microscópio em questão). A coluna “outros” corresponde às(aos) usuárias(os) ligadas(os) a parcerias firmadas com outras instituições, correspondendo a órgãos públicos ou a empresas privadas.

Gráfico 22.11 – Uso do MEV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2022.

Tomando como referência as análises realizadas no MEV (Gráfico 22.11), o qual é o microscópio mais utilizado no LCME, em 2022 o número de alunas(os) solicitantes (111) permaneceu praticamente o mesmo em relação ao verificado em 2021 (113).

Gráfico 22.12 – Uso do FEG por Professoras(es) e Alunas(os) em 2022.

Gráfico 22.13 – Uso do TEM 100 kV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2022.

Gráfico 22.14 – Demanda do TEM 200 kV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2022.

Mais uma vez, como nos anos anteriores, a grande maioria das(dos) alunas(os) que utilizaram os recursos do LCME foi da pós-graduação, sobretudo doutorandas(os), como se vê na maioria dos Gráficos 22.11 a 22.14.

Na análise desses dados, assim como constatado nos anos anteriores, verifica-se que os microscópios que mais tiveram usuárias(os) em 2022 foram o MEV e o TEM 100 kV (apesar de o TEM 100 kV ter registrado uma redução no número de usuárias(os) discentes: de 64 em 2021 para 35 em 2022).

 

 

Evolução do Número de Solicitações Submetidas ao LCME

 

No Gráfico 22.15 é apresentado o volume de solicitações (ou projetos) submetidas(os) ao LCME desde a sua criação, em 2007 (lembrando que o efetivo funcionamento do laboratório iniciou-se ao final de 2008).

Gráfico 22.15 – Evolução do Número de Solicitações de Análise por Equipamento do LCME de 2008 a 2022.

Como se percebe, os efeitos da pandemia de COVID-19 causaram uma grande redução no número de solicitações atendidas para todos os microscópios e, consequentemente, houve uma grande queda no número total dessas solicitações, que passaram de 439 em 2019 a 110 em 2020. Apesar de um aumento nesse número registrado no ano seguinte (222 atendimentos em 2021), em 2022 foram constatadas 166 solicitações atendidas.

Como o Gráfico 22.15 também indica e como visto anteriormente, o MEV e o TEM 100 kV permaneceram os microscópios com maior demanda, em 2022.

 

 

Fonte:

LCME – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica. Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Nota:

1 Como já mencionado nas estatísticas do ano anterior, em meados do mês de abril de 2021 o microscópio confocal foi transferido para o Centro de Ciências Biológicas (CCB), não sendo mais da responsabilidade do LCME a partir daquele momento. Por isso, no Gráfico 22.3 não constam dados relativos a esse equipamento.