2023 (parcial)

Estatísticas do ano de 2023 – LCME

No ano de 2023, cessados os efeitos da pandemia de COVID-19 nos atendimentos realizados no LCME, constatou-se, em média, uma recuperação nos números de atendimentos e de utilização dos microscópios em relação aos anos anteriores. Entretanto, esses níveis ainda se localizaram aquém dos constatados anteriormente à pandemia. O crescente aumento na necessidade de manutenção dos microscópios, que já possuem mais de 15 anos de uso, revelou-se como o principal fator limitador da disponibilidade de alguns equipamentos para o uso das(dos) usuárias(os), sobretudo do TEM 200 kV, como será possível verificar a seguir.
Nas próximas seções, são apresentados dados gerais sobre usuárias(os) e utilização dos microscópios durante o ano, sob forma de gráficos.

 

 

Uso e Manutenção dos Microscópios – 2023

 

No Gráfico 23.1 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de varredura MEV e FEG durante o ano de 2023.

Gráfico 23.1 – Uso e Manutenção do MEV e do FEG no ano de 2023.

O MEV, microscópio de maior demanda no LCME, atingiu o pico de 122,0 horas no mês de agosto, um pouco inferior ao maior valor mensal registrado no ano anterior (150,5 horas em abril de 2022). No mês de março foi necessário fazer uma intervenção no microscópio devido a problemas na sua Workstation. Os demais eventos de manutenção referem-se a trocas de filamento.
O FEG, adequado para análises mais restritas, não foi utilizado nos meses de janeiro e março. Atingiu seu pico de 31,5 horas de uso no mês de julho, inferior ao pico de 45,5 horas do ano anterior, registrado no mês de maio de 2022. Não foram registradas intervenções importantes no equipamento para a sua manutenção em 2023.
No Gráfico 23.2 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de transmissão TEM 100 kV e TEM 200 kV.

Gráfico 23.2 – Uso e Manutenção do TEM 100 kV e do TEM 200 kV no ano de 2023.


Segundo microscópio de maior demanda do LCME, o TEM 100 kV atingiu seu pico de utilização de 93,0 horas no mês de agosto, valor ligeiramente inferior ao pico de 111,0 horas no mês de agosto do ano anterior. Nos meses de janeiro e setembro a empresa Jeol realizou manutenção corretiva e preventiva no microscópio. Os eventos de manutenção de março e agosto referem-se à troca de filamento.
Assim como aconteceu em 2021 e em 2022, o TEM 200 kV não pôde ser devidamente utilizado durante o ano de 2023, o que se deveu basicamente a problemas na sua câmera de captura de imagens e no sistema de refrigeração. A empresa Jeol realizou tentativas de manutenção nos meses de janeiro e outubro, e testes foram realizados com o equipamento em fevereiro, infelizmente sem sucesso.

Durante o ano de 2023, não houve demanda para a utilização do microscópio de fluorescência. Isso se deveu à não viabilidade de manutenção de sua câmera de captação de imagens, e à transferência do microscópio confocal para o LAMEB/CCB,1 uma vez que, anteriormente, as(os) usuárias(os) tendiam a utilizar o microscópio de fluorescência como alternativa ou apoio às análises realizadas no microscópio confocal no LCME.

No Gráfico 23.3 são apresentados os números de horas totais de uso e de manutenção durante o ano para cada um dos microscópios do LCME.

Gráfico 23.3 – Uso e Manutenção Totais de todos os Microscópios do LCME em 2023.


Como vem ocorrendo desde o início dos trabalhos do LCME, o MEV foi, mais uma vez, o equipamento de maior demanda, dado que a maioria das solicitações de análises no laboratório requerem microscopia de varredura e magnificações relativamente baixas. Em relação ao ano anterior, foi constatado um aumento de 36% nas suas horas totais de uso, o que mostra uma tendência de aproximação ao valor máximo de 1689,0 horas de uso, registrado em 2019.
Como geralmente verificado nos períodos precedentes, em 2023 o segundo microscópio mais utilizado foi o TEM 100 kV, com um valor de horas de uso totais ligeiramente inferior ao constatado no ano anterior (de 752,5 horas).
Finalmente, no Gráfico 23.4, tem-se a evolução da média mensal de uso de cada microscópio nos anos de 2014 a 2023.

Gráfico 23.4 – Média Mensal de Uso dos Microscópios do LCME de 2014 a 2023.

Confirma-se aí, mais uma vez, o MEV como o microscópio mais utilizado do LCME em todos os anos de funcionamento do laboratório, ainda que o valor da média mensal de uso não tenha alcançado os níveis registrados anteriormente à pandemia de COVID-19. Entretanto, para este equipamento e o FEG, percebe-se um aumento da média mensal em relação aos anos anteriores. O TEM 100 kV, segundo microscópio de maior demanda, apresentou uma pequena queda na sua média mensal, de 61,5 horas em 2022 para 59,5 horas em 2023.

 

 

Fonte:

LCME – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica. Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Nota:

1 Como já mencionado nas estatísticas dos anos anteriores, em meados do mês de abril de 2021 o microscópio confocal foi transferido para o Centro de Ciências Biológicas (CCB), não sendo mais da responsabilidade do LCME a partir daquele momento. Por isso, no Gráfico 23.3 não constam dados relativos a esse equipamento.