2022 (parcial)

Estatísticas do ano de 2022 – LCME

 

No ano de 2022, os efeitos da pandemia de COVID-19 se mostraram menos influentes do que nos anos anteriores em termos de restrições para o uso dos recursos do LCME. Entretanto, a maior necessidade de manutenção dos microscópios se revelaram, em geral, como o principal fator limitador da disponibilidade desses equipamentos para o uso das(dos) usuárias(os), como será possível verificar a seguir.

Nas próximas seções, são apresentados dados gerais sobre usuárias(os) e utilização dos microscópios durante o ano, sob forma de gráficos.

 

 

Uso e Manutenção dos Microscópios – 2022

 

No Gráfico 22.1 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de varredura MEV e FEG durante o ano de 2022.

Gráfico 22.1 – Uso e Manutenção do MEV e do FEG no ano de 2022.

O MEV, microscópio de maior demanda no LCME, atingiu o pico de 150,5 horas no mês de abril, superior ao maior valor mensal registrado no ano anterior (123,5 horas em novembro de 2021); porém, como ocorrido desde 2020, este valor ainda foi inferior às 181,0 horas de novembro de 2019, maior valor registrado anteriormente à pandemia de COVID-19. O equipamento permaneceu indisponível de meados de maio a meados de setembro, devido a problemas na sua Workstation: foram necessárias a localização e a importação de uma placa específica para substituição, o que provocou grande lentidão no processo de manutenção do equipamento. O microscópio pôde retornar ao uso ao final de setembro.

O FEG, adequado para análises mais restritas, não foi utilizado no primeiro trimestre de 2022. Atingiu seu pico de 45,5 horas de uso no mês de maio. Em julho houve alguns problemas com o sistema de refrigeração que puderam ser sanados em seguida, mas no mesmo mês foi constatada a necessidade de substituição de uma fonte de 5 V no equipamento. A manutenção dessa fonte no mês de setembro revelou a necessidade de troca de alguns componentes eletrônicos, os quais tiveram de ser localizados no comércio e finalmente substituídos no mês de novembro. Tais eventos de manutenção provocaram a indisponibilidade do equipamento para uso de julho a outubro.

No Gráfico 22.2 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de transmissão TEM 100 kV e TEM 200 kV.

Gráfico 22.2 – Uso e Manutenção do TEM 100 kV e do TEM 200 kV no ano de 2022.

Segundo microscópio de maior demanda do LCME, o TEM 100 kV atingiu seu pico de utilização de 111,0 horas no mês de agosto, valor próximo do pico registrado em 2019 (de 127,0 horas em agosto daquele ano). Foi necessária uma semana de manutenção no seu sistema de refrigeração durante o mês de abril, o que causou redução de disponibilidade do microscópio. O mesmo aconteceu em outubro e em novembro.

Assim como aconteceu em 2021, o TEM 200 kV não pôde ser devidamente utilizado durante o ano de 2022, o que teve por causas principais problemas na sua Workstation e no sistema de refrigeração, que perduraram do ano anterior; foram registrados períodos de manutenção nos meses de maio, outubro e dezembro. A conclusão das correções ficou prevista para o mês de janeiro de 2023.

No Gráfico 22.3 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção do microscópio de fluorescência.

Gráfico 22.3 – Uso e Manutenção do Microscópio de Fluorescência em 2022.1

O microscópio de fluorescência teve demanda somente nos meses de julho e setembro, como se observa no Gráfico 22.3. Apesar de não se verificarem períodos de manutenção para esse microscópio, o mesmo ainda necessita da substituição da sua câmera, o que possibilitará registrar as fotos obtidas durante as análises.

No Gráfico 22.4 são apresentados os números de horas totais de uso e de manutenção durante o ano para cada um dos microscópios do LCME.

Gráfico 22.4 – Uso e Manutenção Totais de todos os Microscópios do LCME em 2022.

Como vem ocorrido desde o início dos trabalhos do LCME, o MEV foi o equipamento de maior demanda, dado que a maioria das solicitações de análises no laboratório requerem microscopia de varredura e magnificações relativamente baixas. Não foi constatada uma grande recuperação do número de horas de uso em relação aos efeitos da pandemia em 2022 principalmente pelo fato de ter havido indisponibilidade do equipamento de maio a setembro, como comentado para o Gráfico 22.1: enquanto que em 2021 foram constatadas 779,0 horas de utilização, o número de 2022 representou somente um aumento de 11,7% em relação a este valor (já em 2019, antes da pandemia, o MEV apresentou 1689,0 horas de uso, quase o dobro do valor registrado em 2022).

Como geralmente verificado nos períodos anteriores, em 2022 o segundo microscópio mais utilizado foi o TEM 100 kV, o qual não apresentou longos períodos de indisponibilidade durante o ano.

Finalmente, no Gráfico 22.5, tem-se a evolução da média mensal de uso de cada microscópio nos anos de 2014 a 2022.

Gráfico 22.5 – Média Mensal de Uso dos Microscópios do LCME de 2014 a 2022.

Confirma-se aí, mais uma vez, o MEV como o microscópio mais utilizado do LCME, ainda que o valor da média mensal de uso não tenha alcançado os níveis registrados anteriormente à pandemia de COVID-19. Entretanto, para este equipamento e o TEM 100 kV, segundo microscópio de maior demanda, percebe-se o aumento da média mensal em relação a 2020 e a 2021; para o TEM 100 kV, percebe-se uma recuperação bem maior do que a verificada para o MEV, dado que não houve, para o primeiro, grandes períodos de indisponibilidade, como já comentado.

 

 

Fonte:

LCME – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica. Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Notas:

1 Como já mencionado nas estatísticas do ano anterior, em meados do mês de abril de 2021 o microscópio confocal foi transferido para o Centro de Ciências Biológicas (CCB), não sendo mais da responsabilidade do LCME a partir daquele momento. Por isso, no Gráfico 22.3 não constam dados relativos a esse equipamento.