2024

Estatísticas do ano de 2024 – LCME

 

No ano de 2024, assim como no ano anterior, o crescente aumento na necessidade de manutenção dos microscópios, que já possuem mais de 15 anos de uso, revelou-se como o principal fator limitador da disponibilidade de alguns equipamentos para o uso das(dos) usuárias(os), sobretudo do TEM 200 kV, como será possível verificar a seguir. Entretanto, entre setembro e outubro de 2024, foi realizada a substituição do TEM 100 kV por um equipamento mais moderno, o JEM 1400-TEM (TEM 120 kV).

Outro fator que provocou queda na utilização dos equipamentos em relação ao ano anterior foi a greve de funcionárias(os) ocorrida na UFSC entre os meses de março e junho.

Nas próximas seções, são apresentados dados gerais sobre usuárias(os) e utilização dos microscópios durante o ano, sob forma de gráficos.

 

 

Uso e Manutenção dos Microscópios – 2024

 

No Gráfico 24.1 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de varredura MEV e FEG durante o ano de 2024.

Gráfico 24.1 – Uso e Manutenção do MEV e do FEG no ano de 2024. 

O MEV, microscópio de maior demanda no LCME, atingiu o pico de 139,5 horas no mês de agosto, um pouco superior ao maior valor mensal registrado no ano anterior (122,0 horas em agosto de 2023). No mês de setembro o equipamento passou por manutenção preventiva. Os demais eventos de manutenção referem-se a trocas de filamento e a pequenos reparos.

O FEG, adequado para análises mais restritas, não foi utilizado nos meses de abril e junho. Atingiu seu pico de 67,5 horas de uso no mês de outubro, superior ao dobro do pico de 31,5 horas do ano anterior, registrado no mês de julho de 2023. Assim como ocorreu para o MEV, em setembro o equipamento passou por manutenção preventiva, e em novembro, por corretiva. Em julho foram necessários reparos na sua workstation.

No Gráfico 24.2 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de transmissão TEM 100 kV e TEM 200 kV.

Gráfico 24.2 – Uso e Manutenção do TEM 100 kV e do TEM 200 kV no ano de 2024. 

Segundo microscópio de maior demanda do LCME, o TEM 100 kV atingiu seu pico de utilização de 113,5 horas no mês de setembro, valor ligeiramente superior ao pico de 93,0 horas no mês de agosto do ano anterior. Isso foi em parte devido ao fato de as(os) usuárias(os) terem sido informadas(os) de que o equipamento seria substituído a partir de setembro, o que causaria indisponibilidade temporária nas análises. Tal substituição ocorreu de 23 de setembro a 18 de outubro. A partir daí, tinha-se o TEM 120 kV, que iniciou sendo operado unicamente pelas(os) técnicas(os) do LCME, enquanto aguardavam-se os (re)treinamentos de usuárias(os) para o uso autônomo do novo equipamento. No mês de novembro, foi necessária manutenção no ar condicionado da sala em que o TEM 120 kV se encontra.

Assim como aconteceu de 2021 a 2023, o TEM 200 kV não pôde ser devidamente utilizado durante o ano de 2024, o que se deveu a problemas na sua câmera de captura de imagens de alta resolução e, principalmente, a problemas com o ar condicionado da sala em que o equipamento se encontra instalado. Tentativas de manutenção da refrigeração ambiente foram realizadas em fevereiro e março. Uma (Um) única(o) usuária(o) utilizou o equipamento em 2024, no mês de fevereiro.

No Gráfico 24.3 são apresentados os números de horas totais de uso e de manutenção durante o ano para cada um dos microscópios do LCME.

Gráfico 24.3 – Uso e Manutenção Totais de todos os Microscópios do LCME em 2024. 

Como vem ocorrendo desde o início dos trabalhos do LCME, em 2024 o MEV foi o equipamento de maior demanda, dado que a maioria das solicitações de análises no laboratório requerem microscopia de varredura e magnificações relativamente baixas. Foi constatada uma pequena redução de 3,7% nas suas horas totais de uso em relação ao ano anterior (quando o microscópio foi utilizado por 1186,0 horas).

Também como verificado nos períodos precedentes, em 2024 o segundo microscópio mais utilizado foi o TEM 100 kV/TEM 120 kV, porém com um valor de horas de uso totais inferior em 16% em relação ao constatado no ano anterior (de 714,0 horas).

Finalmente, no Gráfico 24.4, tem-se a evolução da média mensal de uso de cada microscópio nos anos de 2014 a 2024.

Gráfico 24.4 – Média Mensal de Uso dos Microscópios do LCME de 2014 a 2024. 

Novamente, confirma-se no Gráfico 24.4 o MEV como o microscópio mais utilizado do LCME em todos os anos de funcionamento do laboratório. Entretanto, para esse equipamento e o TEM 100 kV/TEM 120 kV (segundo microscópio de maior demanda), apresentaram-se pequenas quedas na sua média mensal em relação a 2023 (de 98,8 a 95,2 horas para o MEV, e de 59,5 a 49,8 horas para o TEM 100 kV/TEM 120 kV).

O FEG foi o único microscópio em que se percebeu um aumento da média mensal em relação aos anos anteriores (por dois anos seguidos), passando de 17,6 horas em 2023 a 25,5 horas médias mensais em 2024.

 

 

Uso dos Microscópios por Centro da UFSC – 2024

 

Nos Gráficos 24.5 a 24.10 a seguir, são apresentados os dados de uso, por Centro de Ensino da UFSC, para cada microscópio do LCME e para o conjunto de todos os microscópios, assim como o número de atendimentos realizados para cada microscópio. Novamente, como será possível verificar, o centro que mais submeteu projetos em 2024 foi o CTC, como tem ocorrido usualmente ao longo dos anos. A demanda englobada sob o título de “Outros Centros” não foi, em 2024, tão significativa quanto o verificado no ano anterior.

Nas legendas, após a sigla do centro, são apresentados o número absoluto de projetos e o percentual que este número representa em relação ao total de projetos (total este que se encontra indicado em um dos cantos inferiores dos gráficos).

As siglas dos Centros de Ensino de Florianópolis são as seguintes:

  • CTC – Centro Tecnológico;
  • CFM – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas;
  • CCB – Centro de Ciências Biológicas;
  • CCA – Centro de Ciências Agrárias;
  • CCS – Centro de Ciências da Saúde;
  • CFH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Nos gráficos, “Outros”, além dos demais campi da UFSC, englobam também as empresas atendidas e as(os) usuárias(os) de outras instituições de ensino.

O Gráfico 24.5 apresenta os dados relativos ao uso do MEV durante o ano de 2024.

Gráfico 24.5 – Uso do MEV por Centro de Ensino da UFSC em 2024.

Em 2024, o número de solicitações de análises no MEV (183) foi um pouco inferior ao registrado em 2023 (203). É possível verificar que, dos centros de Florianópolis, o CTC e o CFM foram os que mais utilizaram esse equipamento, correspondendo a 53% das solicitações atendidas.

Com relação a “Outros”, houve uma redução de 39% no número de projetos atendidos em relação a 2023 (quando foram registrados 62 projetos). Dos 38 projetos registrados em 2024, 28 (74%) eram oriundos do campus de Blumenau, 6 (16%) de Joinville, 2 (5%) de Curitibanos e Araranguá (um de cada campus), e 2 (5%) de outras instituições de ensino.

O Gráfico 24.6 apresenta os dados relativos ao uso do FEG.

Gráfico 24.6 – Uso do FEG por Centro de Ensino da UFSC em 2024. 

Em 2024, dentre os centros que tradicionalmente utilizam o FEG, somente foram atendidos projetos do CTC e do CFM. Foi constatada também a demanda do CCS pelo equipamento (Departamento de Odontologia), devido ao interesse das(dos) pesquisadoras(es) em determinar a composição química das amostras (já que permaneceram os problemas com o módulo EDS do MEV).

O número total de projetos atendidos no FEG em 2024 foi praticamente o mesmo de 2023 (quando constataram-se 29 projetos)

Os dados de uso para o TEM 100 kV/TEM 120 kV são apresentados pelo Gráfico 24.7.

Gráfico 24.7 – Uso do TEM 100 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2024. 

Dos Centros de Florianópolis, como em 2023, o CTC, o CFM e o CCB foram os maiores usuários do TEM 100 kV/TEM 120 kV. Não houve solicitação de uso por parte do CFH pelo fato de o equipamento não ser adequado às necessidades de análises daquele Centro de Ensino.

Dos 8 projetos intitulados como “Outros”, 5 (62%) eram oriundos do campus de Blumenau, e 3 (38%) de outras instituições de ensino.

Constatou-se uma redução no número total de projetos atendidos no TEM 100 kV/TEM 120 kV em 2024 em relação a 2023 (de 88 a 73).

O Gráfico 24.8 apresenta a demanda verificada para análises no TEM 200 kV.

Gráfico 24.8 – Demanda do TEM 200 kV por Centro de Ensino da UFSC em 2024. 

Em 2024, foram registradas somente 4 (quatros) solicitações de análises no TEM 200 kV, por parte do CTC e do CFM, como ilustra o Gráfico 24.8. Entretanto, assim como no ano anterior (quando foram registradas somente 6 (seis) solicitações), devido a problemas no equipamento, essas solicitações (com exceção de uma única) foram remanejadas para atendimento no TEM 100 kV.

No Gráfico 24.9, é possível ver os números totais de solicitações por Centro de Ensino englobando todos os microscópios, para o ano de 2024.

Gráfico 24.9 – Uso Geral do LCME por Centro de Ensino da UFSC em 2024. 

Como em anos anteriores, o CTC foi o centro que mais utilizou os recursos do LCME, como se constata pelos 41% das solicitações atendidas; em segundo lugar, estiveram as solicitações provindas do CFM (18%), seguidas das solicitações provindas de outros campi da UFSC e de outras instituições de ensino (17%).

Finalmente, no Gráfico 24.10, são apresentados os números de projetos e de atendimentos realizados em cada microscópio e nas salas de preparação de amostras durante o ano de 2024.

Gráfico 24.10 – Números de Projetos e de Atendimentos do LCME em 2024.

No Gráfico 24.10, as duas primeiras colunas correspondem ao número total de projetos e de atendimentos realizados no LCME, correspondendo ao somatório dos números de projetos e de atendimentos de todos os microscópios e das salas de preparação de amostras, indicados à direita. Entende-se aqui por “atendimento” cada uma das sessões de microscopia ou de preparação de amostras (em todas as suas etapas) agendadas durante o ano.

É possível perceber que, em geral, o número de atendimentos é superior ao de projetos atendidos, pois esses projetos podem demandar mais de uma sessão de microscopia para serem concluídos. Além disso, incluem-se no número de atendimentos as sessões de treinamento de usuárias(os) para a operação autônoma dos microscópios.

Como se percebe no Gráfico 24.10, somente o TEM 200 kV não apresentou número de atendimentos superior ao de projetos, pois alguns destes foram atendidos no TEM 100 kV/TEM 120 kV, como já relatado.

Em relação às salas de preparação de amostras (materiais e biológicas, correspondentes às duas últimas colunas do Gráfico 24.10), não há indicação de número de projetos porque estes já estão contabilizados nos dados referentes aos microscópios.

 

 

Uso dos Microscópios por Docentes e Discentes – 2024

 

Nos Gráficos de 24.11 a 24.14, são apresentados para cada microscópio, assim como nos anos anteriores, os dados relativos às categorias em que se enquadravam as(os) usuárias(os) do LCME no ano de 2024 (professoras(es), alunas(os), pós-doutorandas(os) etc.). Nesses gráficos, a primeira coluna corresponde ao total de professoras(es) de todos os campi da UFSC; a segunda (em vermelho), à soma de todas as colunas à sua direita (ou seja, à soma de todas(os) as(os) alunas(os) usuárias(os) do microscópio em questão). A coluna “outros” corresponde unicamente às(aos) usuárias(os) ligadas(os) a parcerias firmadas com outras instituições, correspondendo a órgãos públicos ou a empresas privadas.

Gráfico 24.11 – Uso do MEV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2024. 

Tomando como referência as análises realizadas no MEV (Gráfico 24.11), o qual é o microscópio mais utilizado no LCME, em 2024 o número de alunas(os) solicitantes (141) foi 32% inferior ao constatado em 2023 (206), ano em que esse número foi o maior já registrado no LCME.

Gráfico 24.12 – Uso do FEG por Professoras(es) e Alunas(os) em 2024. 

Gráfico 24.13 – Uso do TEM 100 kV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2024. 

Gráfico 24.14 – Demanda do TEM 200 kV por Professoras(es) e Alunas(os) em 2024. 

Novamente, como acontecido nos anos anteriores, a grande maioria das(dos) alunas(os) que utilizaram os recursos do LCME foi da pós-graduação. Em 2024, o número de doutorandas(os) voltou a superar o de mestrandas(os) de modo geral, como se percebe nos Gráficos 24.11 a 24.14.

Na análise desses dados, assim como constatado nos anos anteriores, verifica-se que os microscópios que mais tiveram usuárias(os) em 2024 foram o MEV e o TEM 100 kV/TEM 120 kV (sendo que para o TEM 100 kV foi registrada uma redução de 24% no número total de alunas(os) em relação a 2023; entretanto, ainda assim, esse número (67) foi superior ao de anos anteriores: 35 em 2022 e 64 em 2021).

 

 

Evolução do Número de Solicitações Submetidas ao LCME

 

No Gráfico 24.15 é apresentado o volume de solicitações (ou projetos) submetidas(os) ao LCME desde a sua criação, em 2007 (lembrando que o efetivo funcionamento do laboratório iniciou-se ao final de 2008).

Gráfico 24.15 – Evolução do Número de Solicitações de Análise por Equipamento do LCME de 2008 a 2024. 

Como se percebe no gráfico acima, em 2024 foi verificada uma redução de 10% no número total de solicitações em relação ao ano anterior (293 em 2024 e 326 em 2023), mas esse número permaneceu superior ao constatado de 2020 a 2022.

Todos os microscópios tiveram menos solicitações do que o registrado em 2023, com exceção do FEG, que apresentou um pequeno acréscimo nesse número (29 em 2023 e 31 em 2024)

Como o Gráfico 24.15 também indica e como visto anteriormente, o MEV e o TEM 100 kV permaneceram os microscópios com maior demanda em 2024, a exemplo de anos anteriores.

 

 

Fonte:

LCME – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica. Universidade Federal de Santa Catarina.