2016
Estatísticas do ano de 2016 – LCME
Nas seções a seguir são apresentados dados gerais sobre usuários e utilização dos microscópios durante o ano de 2016, sob forma de gráficos.
Uso e Manutenção dos Microscópios – 2016
No gráfico 16.1 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de varredura MEV e FEG. O MEV apresentou uma utilização excelente ao longo do ano, com período de baixo uso em setembro devido à manutenção que ocorreu naquele mês. O FEG apresentou um número de horas de uso mais baixo em relação ao MEV, pois é um equipamento mais complexo, tendo um número de usuários autorizados menor. Além disso, grande parte das necessidades de análises com microscópios de varredura são supridas pelo MEV. O FEG ficou em manutenção também no mês de setembro. A curva de manutenção do MEV não se vê no gráfico abaixo porque coincide com a do FEG.
Gráfico 16.1 – Uso e Manutenção do MEV e do FEG no ano de 2016.
No gráfico 16.2 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios eletrônicos de transmissão TEM 100 kV e TEM 200 kV. O TEM 100 kV apresentou uma utilização excelente, próxima de 100 horas mensais de operação, sofrendo pouco com os períodos de manutenção do equipamento. Com relação ao TEM 200 kV, a taxa de utilização foi extremamente baixa, pois requer usuários muito especializados. Além disso, houve problemas com a câmera de alta resolução, o que causou a subutilização do equipamento até que este acessório foi readquirido.
Gráfico 16.2 – Uso e Manutenção do TEM 100 kV e do TEM 200 kV no ano de 2016.
No gráfico 16.3 são apresentadas as horas de utilização e de manutenção dos microscópios confocal e de fluorescência. O microscópio de fluorescência teve baixa utilização, tendo em vista que a sua demanda é relativamente baixa, já que existem outros microscópios de fluorescência na UFSC; sofreu também uma pequena parada para procedimento de manutenção. O confocal teve uma taxa oscilante de uso, pois estava sendo subutilizado, já que o laser de 405 nm estava com problemas e precisava ser reposto.
Gráfico 16.3 – Uso e Manutenção dos Microscópios Confocal e de Fluorescência.
Finalmente, no gráfico 16.4 são apresentados os números de horas totais de uso e de manutenção durante o ano para cada um dos microscópios. É possível ver que o MEV foi o equipamento muito mais utilizado que os demais, uma vez que a maioria das solicitações de análises no LCME foram para microscopia de varredura com magnificações relativamente baixas. O segundo microscópio mais utilizado foi o TEM 100 kV, o que já vinha acontecendo anteriormente.
Gráfico 16.4 – Uso e Manutenção Totais de todos os Microscópios do LCME em 2016.
Uso dos Microscópios por Centro da UFSC – 2016
Nos gráficos abaixo são apresentados os dados de uso, por Centro de Ensino da UFSC, para cada microscópio do LCME e para o conjunto de todos os microscópios. Em geral, como será possível ver, o Centro que mais submeteu projetos foi o CTC, como tem ocorrido usualmente ao longo dos anos. Nas legendas, após a sigla do centro, é apresentado o número absoluto de projetos e o percentual que este número representa no total de projetos (o qual está indicado num dos cantos dos gráficos).
No gráfico 16.5 são apresentados os dados relativos ao uso do MEV durante o ano de 2016. É possível verificar que o CTC, o CCB e o CCA foram os centros que mais usaram esse equipamento (juntos, correspondem a 75% dos projetos atendidos no MEV).
Gráfico 16.5 – Uso do MEV por Centro da UFSC em 2016.
O gráfico 16.6 apresenta os dados com relação ao uso do FEG. O CTC foi o grande usuário deste equipamento, com quase ¾ dos projetos, seguido de longe pelo CFM. Já o CCB, o CCA e o CFH não utilizaram este microscópio, pois suas necessidades com microscopia de varredura foram satisfatoriamente atendidas com o uso do MEV.
Gráfico 16.6 – Uso do FEG por Centro da UFSC em 2016.
Para o TEM 100 kV, o gráfico 16.7 apresenta os dados de uso. CTC e CCB, praticamente empatados, tiveram juntos 57% dos projetos atendidos neste microscópio. Não houve solicitação de uso por parte do CFH, como é possível verificar.
Gráfico 16.7 – Uso do TEM 100 kV por Centro da UFSC em 2016.
Houve somente um projeto atendido no TEM 200 kV em 2016, sendo que o usuário pertencia ao CTC. O gráfico 16.8 ilustra esse fato.
Gráfico 16.8 – Uso do TEM 200 kV por Centro da UFSC em 2016.
Com relação ao microscópio confocal, quase a metade dos projetos analisados e atendidos foram do CCB, como é possível verificar no gráfico 16.9. O CCA também foi um usuário importante, com 20% dos projetos atendidos. O CFH não necessitou usar este equipamento em 2016.
Gráfico 16.9 – Uso do Microscópio Confocal por Centro da UFSC em 2016.
Finalmente, no gráfico 16.10 é possível ver os números totais, englobando todos os microscópios, para o ano de 2016, por Centro de Ensino. O CTC e o CCB foram os centros que mais usaram os recursos do LCME, como se constata (juntos, com 62% dos projetos).
Gráfico 16.10 – Uso Geral do LCME por Centro da UFSC em 2016.
Uso dos Microscópios por Docentes e Discentes – 2016
Nos gráficos de 16.11 a 16.15 são apresentados os dados para a distribuição dos usuários (professores, alunos, pós-doutorandos etc.) para cada microscópio.
Nos gráficos, a segunda coluna (em vermelho) corresponde à soma de todas as colunas à sua direita (ou seja, à soma de todos os alunos usuários do microscópio em questão). A coluna “outros” corresponde aos usuários ligados a parcerias firmadas com outras instituições, órgãos públicos ou empresas privadas.
Destes dados pode-se dizer que em média 1,7 alunos por professor foram usuários do LCME, sendo que a grande maioria é de alunos de pós-graduação (sobretudo doutorandos, como se vê em cada gráfico).
Corroborando os resultados anteriores, os microscópios que mais tiveram usuários foram o MEV e o TEM 100 kV (177 e 89, respectivamente).
Gráfico 16.11 – Uso do MEV por Professores e Alunos em 2016.
Gráfico 16.12 – Uso do FEG por Professores e Alunos em 2016.
Gráfico 16.13 – Uso do TEM 100 kV por Professores e Alunos em 2016.
Gráfico 16.14 – Uso do TEM 200 kV por Professores e Alunos em 2016.
Gráfico 16.15 – Uso do Confocal por Professores e Alunos em 2016.
Evolução do Número de Solicitações Submetidas ao LCME
No gráfico 16.16 é apresentado o volume de solicitações (ou projetos) submetidas(os) ao LCME desde a sua criação, em 2007 (mas o efetivo funcionamento se deu ao final de 2008). Já está estabelecido para os microscópios eletrônicos MEV, FEG e TEM 100 kV um número de projetos por ano de 200, 40 e 100, respectivamente. Para o Confocal, o número de projetos ficou estável nos últimos 2 anos (por volta de 56). O TEM 200 kV, com baixa demanda, sofre da falta de usuários e no final de 2016 estava com o acessório “câmera de alta resolução” fora de operação.
Mais uma vez, o MEV e o TEM 100 kV permaneceram os microscópios com maior demanda.
Gráfico 16.16 – Evolução do Número de Solicitações de Análise por Equipamento do LCME de 2008 a 2016.
Fontes:
LCME – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica. Universidade Federal de Santa Catarina.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA. Relatório de Atividades 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.