ATENDIMENTOS ESSENCIAIS DURANTE A PANDEMIA
Informações sobre o Plano de Ação para Atendimentos Essenciais do LCME
Desde as publicações das portarias nº 354/2020/GR e nº 364/2020/GR, as atividades presenciais na UFSC estão suspensas, devido à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. Durante esse período, que se iniciou no dia 16 de março, o LCME encontra-se em regime de tele-trabalho e, circunstancialmente, de maneira presencial. As atividades desenvolvidas até o momento pelos técnicos incluem, dentre outras demandas, acompanhamento e manutenção dos equipamentos, atendimento a fornecedores e equipes de manutenção, e desenvolvimento do Plano de Ação para Atendimentos Essenciais, com o intuito de atender demandas urgentes e evitar ao máximo qualquer prejuízo aos usuários.
O Plano de Ação para Atendimentos Essenciais prevê adequação do ambiente e aquisição de materiais necessários para atendimentos presenciais com segurança, preenchimento do formulário de atendimento essencial, retomada das atividades presenciais e orientações de conduta aos usuários e técnicos para atendimento presencial, visando à prevenção de contaminação.
Para os usuários que necessitem de análises essenciais está disponível o formulário para atendimento essencial (link disponível abaixo, ao final da página). O corpo técnico do LCME analisará estes formulários e organizará os atendimentos de acordo com prioridades, sendo elas: atendimentos a usuários que necessitem finalizar análises para defesas de tese/dissertação, elaboração de artigos, resposta a referees, estudos com amostras que corram risco iminente de degradação sem possibilidade de nova preparação futura, dentre outras necessidades que forem classificadas como demanda essencial. O preenchimento do formulário é necessário para que os técnicos possam organizar a retomada dos atendimentos.
De acordo com a demanda, os técnicos entrarão em contato com os usuários para agendarem os atendimentos. A retomada dos atendimentos depende da aquisição de EPIs e da adequação do ambiente, condições estas que estão sendo providenciadas.
Além do preenchimento do formulário, é obrigatório que os usuários atentem para as orientações de conduta para atendimento essencial, apresentadas abaixo.
Informamos que, DESDE O MÊS DE ABRIL DE 2021, devido ao número limitado de técnicos em trabalho presencial, estão sendo realizadas somente as análises que satisfaçam pelo menos um dos critérios adotados a seguir:
– usuários com defesa de tese ou dissertação até dezembro de 2021;
– análises necessárias para inclusão em artigos já analisados por revisores;
– amostras que não possam ser preparadas novamente e que apresentem risco de deterioração.
As demais solicitações serão inseridas na fila de espera e serão atendidas assim que possível.
Contamos com a colaboração de todo(a)s para que registrem apenas atendimentos essenciais e sigam as orientações de conduta.
Equipe LCME.
Orientações de Conduta para o Atendimento Essencial
Técnicos:
– Com os EPI’s necessários, irão higienizar o equipamento antes de cada atendimento. Todo o material potencialmente contaminado será descartado em lixo que posteriormente será vedado.
Usuários:
– Obrigatório uso de máscara e trazer seus materiais de proteção (álcool gel etc.);
– Chegar somente no horário agendado;
– O atendimento com o técnico será realizado unicamente por este ou, no máximo, acompanhado somente do usuário solicitante;
– O usuário treinado deverá vir sozinho (não será permitido acompanhante, mesmo que seja o “dono” das amostras);
– Tocar o interfone e aguardar o técnico abrir a porta;
– Higienizar os calçados no tapete sanitizante na entrada do LCME;
– Higienizar as mãos no banheiro;
– Ao final da sessão, fazer a limpeza do equipamento de acordo com as orientações do técnico;
– Manter as salas com as janelas e portas abertas para a circulação do ar (no caso das salas de preparação de amostras).
Para o preenchimento do formulário para atendimento essencial, clique aqui.