Submissão de Formulários para Análise

• O uso dos microscópios do LCME está condicionado à submissão de formulário (fornecido abaixo) e aceitação pelo comitê técnico do laboratório.
  • Caso seu grupo de pesquisa conte com usuário(a)(s) treinado(a)(s) no LCME para uso do microscópio pretendido, converse com ele(a) e solicite-lhe que envie o formulário para a sua análise (em formato .doc) ao técnico do LCME que o treinou. Isto agilizará o agendamento da análise (a lista de usuários treinados encontra-se no menu ao lado, na aba “Usuários Treinados”).
  • Caso contrário, encaminhe o formulário (em formato .doc) para lcme@contato.ufsc.br e aguarde contato de um dos técnicos ou estagiários do LCME.
  • Se tiver dúvidas, converse com um dos técnicos sobre detalhes da amostra a ser estudada. Informamos que a preparação da amostra é de responsabilidade do usuário (e que o LCME não fornece grids para análises com o TEM).
  • Caso você não seja aluno da UFSC, haverá taxas a serem pagas, que podem ser visualizadas na “Tabela de Custos” no menu ao lado. Os documentos para pagamento serão enviados a você por um técnico do LCME, anteriormente à análise (para análises para empresas, selecione a opção respectiva no menu ao lado).
  • O usuário que necessitar de materiais especiais para preparação de amostras pode encontrar alguns fornecedores na lista obtida clicando na opção “Fornecedores de Materiais para Preparação de Amostras”, no menu ao lado.
  • Em caso de dúvidas no preenchimento do formulário, consulte as instruções dadas abaixo, após a tabela.
  • No dia da análise, o formulário deverá ser entregue impresso (assinado e carimbado pelo seu professor orientador).
  • Preencha TODOS os campos do formulário específico para o microscópio pretendido, selecionando-o na tabela abaixo.

TABELA DE SELEÇÃO DO FORMULÁRIO PARA ANÁLISE

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ANÁLISE

• Selecione o formulário específico para o microscópio pretendido na tabela acima e salve-o no seu computador.
  • Preencha o campo “Data” com a data do envio do formulário.
  • Preencha a TOTALIDADE dos campos “Dados do Professor Orientador” e “Dados do Aluno”, principalmente e-mails e telefones. Estes dados são essenciais para a comunicação do técnico do LCME com você, caso necessário (podem inclusive acontecer imprevistos com o microscópio, o que pode determinar a necessidade de comunicação urgente com o usuário).
  • Nos campos “Publicações”, informe se é a primeira vez que você usa a infraestrutura do LCME; em caso negativo, preencha com as publicações realizadas utilizando tal infraestrutura.
  • Em “Resumo do Projeto” informe:
    • o título do seu projeto de TCC/mestrado/doutorado/pós-doc;
    • uma descrição resumida do seu projeto, para que o técnico do LCME possa ter uma noção dos seus objetivos;
    • os objetivos da análise de microscopia solicitada (se será necessário realizar somente imagens, ou também análise de EDS, difração de elétrons etc.);
    • o desempenho /a magnificação esperado(a) do equipamento: informe os aumentos necessários para a execução das imagens (1.000x, 50.000x etc.) – se não souber, consulte artigos que contenham análises de materiais similares aos seus, ou informe o tamanho da menor estrutura a ser visualizada no microscópio (em micrômetros, nanômetros etc.).
  • Em “Dados da Amostra”:
    • especifique a quantidade de amostras a serem analisadas (números acima de 20 podem determinar a necessidade de treinamento para operação autônoma do microscópio – verifique as normas em “Treinamento de usuários”, no menu ao lado);
    • informe o tipo de material(is) que compõe(m) a sua amostra: polímeros, cerâmicas, material biológico, se se encontra em formato de pó etc.;
    • informe o tipo de preparação da amostra para a utilização no equipamento, de acordo com o seu caso:
      • se será necessário fratura da amostra com nitrogênio líquido (o qual deve ser providenciado por você – o LCME não fornece esse tipo de material);
      • se deverá ser realizada (ultra)microtomia ou outros processos para materiais biológicos, como ponto crítico – neste caso, deverá ser agendada a preparação da amostra anteriormente ao agendamento da análise no microscópio;
      • para as análises de MEV ou FEG, mencione se a fixação da amostra no stub metálico poderá ser feita com fita de carbono, ou se com cola condutora – ou ainda se a amostra será gotejada sobre o stub e seca. Informe também se poderá ser realizado recobrimento com ouro (para alguns materiais, se a análise EDS for necessária, o ouro pode ser confundido com elementos presentes na amostra);
      • para as análises de TEM, mencione se a amostra será gotejada em grid metálico recoberto (ou não) com filme de carbono, ou se será necessária a preparação da amostra de outra forma (cross-section, plan-view etc.).
  • Não é necessário incluir a assinatura/o carimbo do professor responsável neste momento. Somente após ser enviado a você o formulário com o número informado pelo LCME (no cabeçalho do formulário), o documento (com o código LCME) deverá ser impresso, assinado e carimbado pelo professor orientador. Entregue este documento ao técnico que realizará a análise (ou que tenha treinado o usuário que operará o microscópio) até o dia da análise.