USUÁRIAS(OS) UFSC – Submissão de Formulários para Análise

• O uso dos microscópios do LCME está condicionado à submissão de formulário online (fornecido abaixo) e aceitação das(dos) funcionárias(os) do laboratório quanto à viabilidade técnica da realização da analise.
  • Caso seu grupo de pesquisa conte com usuárias(os) treinadas(os) no LCME para uso do microscópio pretendido, envie o formulário para a sua análise e peça para a(o) usuária(o) treinada(o) entrar em contato com a(o) técnica(o) do LCME que a(o) treinou, para agendar sua sessão. Isto agilizará o agendamento da análise (a lista de usuárias(os) treinadas(os) encontra-se no menu ao lado, na aba “Usuárias(os) Treinadas(os)”).
  • Se tiver dúvidas, converse com uma(um) das(dos) técnicas(os) sobre detalhes da amostra a ser estudada (seus e-mails de contato encontram-se neste site). Informamos que a preparação da amostra é de responsabilidade da(do) usuária(o) (e que o LCME não fornece grids para análises com o TEM).
  • A(O) usuária(o) que necessitar de materiais especiais para preparação de amostras pode encontrar alguns fornecedores na lista obtida clicando na opção “Fornecedores de Materiais para Preparação de Amostras”, no menu ao lado.
  • Em caso de dúvidas no preenchimento do formulário, consulte as instruções dadas abaixo.
  • Caso você não seja aluna(o) da UFSC, haverá taxas a serem pagas, que podem ser visualizadas na “Tabela de Custos” no menu ao lado. Os documentos para pagamento serão enviados a você por uma(um) técnica(o) do LCME, anteriormente à análise. Neste caso, NÃO PREENCHA O FORMULÁRIO CUJO LINK SE ENCONTRA NESTA PÁGINA: a sua solicitação deve ser feita ciclando em um dos links “OUTRAS UNIVERSIDADES – Submissão de Formulários para Análise” ou “EMPRESAS – Submissão de Formulários para Análise” no menu ao lado, conforme seja o seu caso.

Para o preenchimento do formulário de solicitação de análises para usuárias(os) da UFSC, CLIQUE AQUI.

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ANÁLISE

• Selecione o microscópio em que sua análise deverá ser realizada: MEV (microscópio eletrônico de varredura convencional), FEG (microscópio eletrônico de varredura por efeito de campo), TEM 100 kV (microscópio eletrônico de transmissão de até 100 kV de tensão de aceleração) ou TEM 200 kV (microscópio eletrônico de transmissão de até 200 kV de tensão de aceleração).
  • Caso você possa contar com a ajuda de uma(um) usuária(o) treinada(o), preencha os campos específicos do formulário com os dados dela(e).
  • Especifique a qual campus o seu curso pertence.
  • Preencha com cuidado os campos “Dados da(do) professora(professor)” e “Dados da(do) aluna(o)”, principalmente e-mails e telefones. Estes dados são essenciais para a comunicação da(do) técnica(o) do LCME com você ou com a(o) sua(seu) orientadora(orientador), caso necessário (podem inclusive acontecer imprevistos com o microscópio, o que pode determinar a necessidade de comunicação urgente com a(o) usuária(o)).
  • Em “Resumo do projeto” informe:
    • o título do projeto de pesquisa;
    • uma descrição resumida do seu projeto, para que a(o) técnica(o) do LCME possa ter uma noção dos seus objetivos;
    • os objetivos da análise de microscopia solicitada (se será necessário realizar somente imagens, ou também análise de EDS, difração de elétrons etc.);
    • o desempenho /a magnificação esperado(a) do equipamento: informe os aumentos necessários para a execução das imagens (1.000x, 50.000x etc.) – se não souber, consulte artigos que contenham análises de materiais similares aos seus, ou informe o tamanho da menor estrutura a ser visualizada no microscópio (em micrômetros, nanômetros etc.).
  • Em “Dados da amostra”:
    • especifique a quantidade de amostras a serem analisadas (números elevados de amostras podem determinar a necessidade de treinamento para operação autônoma do microscópio – verifique as normas em “Treinamento de usuárias(os)”, no menu ao lado);
    • informe o tipo de material(is) que compõe(m) a sua amostra: polímeros, cerâmicas, material biológico, se se encontra em formato de pó etc.;
    • caso você utilize corpos de prova para microscopia de varredura (peças maciças, amostras emblocadas etc.), informe as dimensões externas desses corpos (em princípio, nenhuma das dimensões deve ser superior a 40 mm, sob pena de não ser possível inserir a amostra no microscópio).
    • informe o tipo de preparação da amostra para a utilização no equipamento, de acordo com o seu caso:
      • se será necessário fratura da amostra com nitrogênio líquido (o qual deve ser providenciado por você – o LCME não fornece esse tipo de insumo);
      • se deverá ser realizada (ultra)microtomia ou outros processos para materiais biológicos, como ponto crítico – neste caso, deverá ser agendada a preparação da amostra anteriormente ao agendamento da análise no microscópio;
      • para as análises de MEV ou FEG, mencione se a fixação da amostra no stub metálico poderá ser feita com fita de carbono, ou se com cola condutora – ou ainda se a amostra será gotejada sobre o stub e seca. Informe também se poderá ser realizado recobrimento com ouro (para alguns materiais, se a análise EDS for necessária, o ouro pode ser eventualmente confundido com elementos presentes na amostra);
      • para as análises de TEM, mencione se a amostra será gotejada em grid metálico recoberto (ou não) com filme de carbono, ou se será necessária a preparação da amostra de outra forma (cross-section, plan-view etc.).